Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 05 > IFPB lança seleção para curso do Ensino Profissional Marítimo

Noticia

IFPB lança seleção para curso do Ensino Profissional Marítimo

Serão 60 vagas no campus Cabedelo Centro para Adaptação de Aquaviários
por Ana Carolina Abiahy publicado: 09/05/2025 16h58 última modificação: 14/05/2025 13h55

O Ensino Profissional Marítimo (EPM) vai ser retomado no Instituto Federal da Paraíba. O Campus Cabedelo Centro do IFPB publicou o edital de seleção para o curso de Adaptação de Aquaviários para Cozinheiro, Taifeiro e Auxiliar de Saúde (CAAQ-CTS). 

Serão 60 vagas, distribuídas em duas turmas no turno noturno, em aulas presenciais no campus Cabedelo Centro. A inscrição, todo o curso e as certificações que são emitidas pelo IFPB e a Marinha do Brasil são gratuitas. 

O curso é para quatro categorias de aquaviários: Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde. Esses profissionais da Marinha Mercante exercem suas atividades, normalmente, a bordo de embarcações mercantes. 

A inscrição será feita no período de 14 de maio a 11 de junho, por meio de formulário eletrônico com envio das informações e documentações exigidas. O requisito básico para o curso é o Ensino Fundamental completo, mas há formações específicas necessárias para a inscrição. 

Para a categoria Enfermeiro, é preciso diploma de Enfermagem ou Técnico(a) em Enfermagem e registro pelo órgão competente. Para Auxiliar de Saúde, é ter certificado de Auxiliar de Enfermagem e registro. Para Cozinheiro, precisa do curso de capacitação de Cozinheiro, com carga horária mínima de 160 horas. Para a categoria Taifeiro, é necessário um curso de capacitação de Garçom/Taifeiro, com carga horária mínima de 160 horas.

Cada turma terá 10 vagas para Cozinheiro; 10 para Taifeiro e 10 para Enfermeiro e Auxiliar de Saúde. É necessário ter 18 anos até o dia da inscrição. 

De acordo com o coordenador de EPM do campus Cabedelo Centro, Marcéu Adissi, as aulas devem acontecer entre os meses de agosto e outubro.  O curso é registrado como uma ação de extensão na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). “A expectativa é de grande repercussão, considerando a alta demanda e o fato de a oferta não ocorrer há vários anos”, comentou o professor Marcéu.

O edital completo com todos os detalhes pode ser conferido aqui. 

O processo seletivo tem duas etapas. Na primeira, serão analisadas as notas de Português e Matemática no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano ou equivalente), de caráter classificatório e eliminatório. 

Os candidatos com maiores notas até 72 pessoas serão convocados para fazer a segunda etapa, que é um Teste de suficiência física, de caráter eliminatório. O teste físico é de 25 metros de nado livre e de 10 minutos flutuando. 

O diretor de Desenvolvimento de Ensino do campus Cabedelo Centro, George Glauber Severo, destaca a importância da retomada deste curso. “Muito importante o apoio da Reitoria, especialmente das Pró-reitorias de Ensino e de Extensão e Cultura, que juntamente com o campus Cabedelo Centro retomaram a parceria com a Marinha do Brasil para ofertar um curso que tem alta procura inclusive de candidatos de outros estados”, frisou o professor Glauber. 

O resultado final da seleção está estimado para o dia 09 de julho, com período de matrícula de 09 a 18 de julho e início das aulas previsto para 11 de agosto.