Noticia
Equipe do IFPB viaja à China para disputar competição global de tecnologia
Uma equipe do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) viajou nesta sexta-feira (16) para a China, onde irá disputar a etapa global da Huawei ICT Competition 2024-2025 na categoria Cloud (nuvem). Durante o torneio, os estudantes que representam o Instituto testarão seus conhecimentos em big data e inteligência artificial. As provas ocorrerão de 20 a 24 de maio, na cidade de Shenzhen, e a equipe paraibana está de olho no tricampeonato.
A premiação terá transmissão online e poderá ser acompanhada por este link: https://www.huawei.com/minisite/ict-competition-2024-2025-global/en/index.html
Formado pelos estudantes Luis Kilmer (Tecnologia em Sistemas para Internet, campus João Pessoa), Ryan Correia (Tecnologia em Redes de Computadores, campus João Pessoa) e Daniel Almeida dos Santos ( Engenharia de Controle e Automação, campus Cajazeiras), o time do IFPB viajou para a China acompanhado do professor Michel Coura Dias, mentor da equipe.
“A competição é um grande evento e acontece durante toda a semana”, explica Michel Dias. Ele afirmou que a equipe do IFPB fará uma prova prática no início da semana, com oito horas de duração. “A expectativa que a gente tem é a melhor possível dentro do trabalho que foi feito. Então a gente espera, graças à preparação que eles tiveram, com muitas horas de estudo e reforço dos principais pontos, que eles tenham um excelente resultado”, acrescentou o docente.
Com o apoio da gestão do IFPB em diversas instâncias – Reitoria, Polo de Inovação e Diretoria-Geral dos campi de João Pessoa e Cajazeiras, além da Pró-Reitoria de Ensino –, a equipe do Instituto trabalhou com afinco para a Huawei ICT Competition 2024-2025 e está otimista. “Tivemos muito apoio da gestão e estamos esperando o melhor resultado possível. Contamos com a oração e a torcida de todos”, afirmou o professor Michel, que é coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação.
A Huawei ICT Competition é um dos maiores torneios universitários de tecnologia do mundo, envolvendo mais de 210 mil estudantes, mais de 2 mil faculdades e mais de 100 universidades de países e regiões. Em abril deste ano, o IFPB conquistou o primeiro lugar na etapa latino-americana da competição (trilha Cloud), superando equipes da Colômbia, República Dominicana e Argentina.
Além do IFPB, mais duas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vão participar da etapa global na China, o Instituto Federal do Tocantins, que conquistou o 1º lugar na categoria Network (redes); e o Instituto Federal da Bahia, que ficou em 2º lugar na trilha Innovation (inovação).
Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB