Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 05 > Do sertão ao reconhecimento nacional

Destaque

Do sertão ao reconhecimento nacional

Estudante do IFPB, medalhista na China, inspira novos talentos a ingressarem na Instituição
por Heranir Oliveira publicado: 13/06/2025 13h10 última modificação: 14/06/2025 14h41

Um jovem do interior da Paraíba, que enfrentou os desafios da pandemia, dos recursos limitados e das distâncias sociais com coragem e persistência, acaba de escrever uma das páginas mais inspiradoras da história recente do Instituto Federal da Paraíba. Daniel Almeida dos Santos, estudante do Campus Cajazeiras, integrou a equipe do IFPB que conquistou a medalha de ouro na Huawei ICT Competition, realizada em maio passado na China.

A competição, que reuniu estudantes de tecnologia de diversas partes do mundo, foi palco para o talento brasileiro brilhar. Entre os destaques, Daniel se tornou símbolo de superação e dedicação, especialmente para jovens que, como ele, acreditam na educação como o caminho para transformar vidas.

Daniel tem 23 anos, possui outros dois irmãos e mora com a família no Sítio Pilões, uma localidade dividida por uma ponte entre as cidades de Triunfo e São João do Rio do Peixe, localidades onde o jovem iniciou os estudos em escolas públicas. A mãe trabalha como cuidadora numa escola infantil e o padrasto é mestre de obras. Durante a pandemia da Covid o jovem ingressou no Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Cajazeiras do IFPB. “Mesmo com as aulas suspensas naquela época comecei a me interessar pela área de robótica e inteligência artificial” disse. Desde então o estudante atua em projetos relacionados a IA com os professores Raphael Maciel e Leandro Honorato.

Equipe-do-IFPB-na-China.jpegFoi no ambiente acadêmico e nos projetos de pesquisa que o jovem encontrou motivação para seguir em frente. Em 2023 participou pela primeira vez da Huawei ICt Competition. “Naquele ano minha equipe não obteve o resultado esperado, mas decidi tentar novamente. Com o apoio do professor Michel Dias e em parceria com meus colegas Ryan e Kilmer do Campus João Pessoa, conquistamos na edição 2024-2025 o tricampeonato mundial na trilha Cloud (nuvem) e somos tetracampeão na geral” disse.

O reconhecimento por sua trajetória ganhou ainda mais relevância no último dia 28 de maio, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao município de Cachoeira dos Índios, fez questão de cumprimentar pessoalmente o estudante. O gesto do presidente emocionou Daniel e fortaleceu a mensagem que ele representa: de que é possível sonhar alto, mesmo vindo de realidades muitas vezes esquecidas.Daniel ao lado do presidente Lula.jpeg

“Foi um momento que jamais vou esquecer. Receber o reconhecimento do presidente da República por algo que começou com tanto esforço, dedicação e vontade de aprender é algo que não dá para descrever em palavras. É a prova de que todo sacrifício vale a pena”, disse Daniel, emocionado.

O jovem revela que vai aprofundar suas habilidades em IA e consolidar sua especialização na área. ”Pretendo aplicar todo o aprendizado da competição da Huawei no desenvolvimento de projetos inovadores. Estar no IFPB mudou minha vida, espero que minha conquista motive outros jovens a acreditarem no seu potencial e buscarem uma vaga no Instituto Federal", destacou Daniel.

O exemplo de Daniel chega em um momento estratégico para o IFPB, que está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de cursos superiores em diversos campi do estado. A seleção oferece vagas para quem deseja ingressar no ensino superior público, com cursos reconhecidos nacionalmente e voltados para as demandas do mercado de trabalho.

Com inscrições gratuitas até o dia 20/06 e diversas opções de cursos nas áreas de tecnologia, educação, saúde, meio ambiente, entre outras, o IFPB reafirma seu compromisso com o acesso à educação de qualidade e com a formação de profissionais preparados para os desafios do mundo atual.

Mais informações sobre o processo seletivo, os cursos disponíveis e os prazos estão disponíveis no site oficial do IFPB: www.ifpb.edu.br.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM / Fotos: Acervo pessoal do estudante Daniel