Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 05 > Aluno de Sistemas para Internet conquista três anos de bolsa de estudo no Japão

Noticia

Aluno de Sistemas para Internet conquista três anos de bolsa de estudo no Japão

Com dedicação, apoio do IFPB e um sonho de infância, Sammuel transformou o desejo de estudar no Japão em realidade
por publicado: 20/05/2025 13h27 última modificação: 21/05/2025 15h19

O estudante Sammuel Cruz Ribeiro Luna, de 21 anos, do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFPB Campus João Pessoa, foi contemplado com uma bolsa do governo japonês, ofertada pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT). Ele irá cursar Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Japoneses na Osaka Information and Computer Science College.

Com um excelente Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) de 94,70, Sammuel é egresso do Curso Técnico Integrado em Informática e participou, durante um ano, do curso de extensão em Língua e Cultura Japonesa oferecido pelo IFPB Campus João Pessoa. “O curso foi fundamental, pois, além de reforçar as bases que eu havia adquirido de forma independente no que se refere à gramática japonesa, proporcionou uma compreensão mais ampla dos aspectos culturais do país, o que foi decisivo para minha preparação”, afirma.

Ele desembarcou na cidade de Osaka no início de abril, onde cursa, inicialmente, um ano preparatório obrigatório em língua e cultura japonesa, etapa exigida antes de ingressar na formação técnica principal. “Atualmente, resido em Osaka, no dormitório da JASSO, onde, juntamente com outros bolsistas MEXT, participo de aulas de língua japonesa e de disciplinas preparatórias, de acordo com as exigências das instituições de ensino às quais seremos vinculados após o primeiro ano no Japão”, relata.

A trajetória de Sammuel até a conquista não foi simples. Ele já havia tentado a bolsa em 2023, sem sucesso. “Na época achei o processo quase impossível de passar. Disse a mim mesmo: só vou saber que realmente tenho chances quando conhecer alguém que tenha conseguido”, relembra. A inspiração veio quando o egresso de Engenharia Elétrica do IFPB, Luciano Rawlison de Souza Gomes, foi aprovado para o doutorado na Universidade de Nagoya no mesmo ano. O feito do colega reacendeu sua motivação.Sammuel com o Cônsul em Recife (3).jpeg

A bolsa MEXT é altamente concorrida. O consulado do Japão em Recife disponibiliza anualmente apenas duas vagas para toda a região Nordeste, o que torna a conquista de Sammuel ainda mais significativa. Além da isenção de anuidade e taxas universitárias, a bolsa inclui passagens aéreas de ida e volta, um ano em alojamento estudantil e uma ajuda de custo mensal de 117.000 ienes (aproximadamente R$ 4.685).

Segundo o estudante, o interesse pela bolsa surgiu a partir de pesquisas sobre oportunidades de intercâmbio acadêmico e organizou sua rotina de estudo, de forma autodidata, buscando materiais online para aprender a língua japonesa, sempre se baseando nas provas de anos anteriores do MEXT. “Além disso, participei de uma palestra realizada no próprio IFPB, onde pude obter informações complementares sobre o processo seletivo”, conta.

Para o estudante, o curso técnico integrado em Informática também foi determinante em sua trajetória. “Foi meu primeiro contato formal com a área de programação. Foi a partir dessa experiência que comecei a me integrar no universo do desenvolvimento e, impulsionado pela minha curiosidade, ingressei no campo dos jogos digitais. Esse curso contribuiu também para a construção de um perfil acadêmico mais robusto, ao agregar competências técnicas e experiências que enriqueceram meu currículo e meu projeto de pesquisa.”

Sammuel na frente de templo, em Osaka.jpeg“Estudar no Japão é a realização de um sonho de infância. Uma conquista que não tem preço que pague”, declara Sammuel. No futuro, ele planeja aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos que promovam o diálogo entre as culturas brasileira e japonesa, atuando tanto no desenvolvimento de jogos eletrônicos quanto em iniciativas educacionais e culturais. “Almejo, ainda, criar produtos autorais que expressem e inspirem esse sonho de me tornar um desenvolvedor de jogos”, finaliza.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos do Campus João Pessoa do IFPB

registrado em: