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Reitoria esclarece sobre o processo de elaboração das Diretrizes Indutoras no IFPB
As diretrizes indutoras para a educação profissional integrada ao ensino médio são um conjunto de orientações pedagógicas e normativas que buscam estruturar e qualificar a oferta do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) no âmbito da rede de educação profissional e tecnológica brasileira. Elas têm como objetivo principal promover uma formação integral, articulando a educação profissional com a educação básica, de forma a desenvolver competências técnicas, científicas, culturais e humanas.
Alinham-se aos fundamentos políticos pedagógicos dos institutos federais e as diretrizes da educação profissional e tecnológica. Elas também refletem os princípios do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e a formação humana integral, cidadania, trabalho, ciência, tecnologia e cultura, o trabalho como princípio educativo, o educando como promotor de conhecimento e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, garantindo conformidade com as políticas educacionais nacionais.
No IFPB, a primeira versão dessas diretrizes foi aprovada pelo CONSUPER em outubro de 2019, por meio da Resolução 59/2019/CS. Sua aplicação integral, no entanto, foi prejudicada em razão da pandemia do COVID que viria suspender as atividades presenciais no instituto por mais de dois anos.
Em fevereiro de 2023 iniciou-se o processo de avaliação com vistas a implantação da Resolução 59/2019, por meio da PORTARIA 3/2023–PRE/REITORIA/IFPB criou-se a comissão que seria responsável pela condução desse processo. Planejado e em execução da seguinte forma:
Abril de 2023: Apresentação do relatório sobre diagnóstico e avaliação da Resolução de diretrizes Indutoras 59/2019 (RELATÓRIO 1/2023 - DEP/PRE/REITORIA/IFPB no SUAP);
Maio e Junho de 2023 realização do evento: IFPB debate Diretrizes Indutoras do Ensino Técnico Integrado ao Médio, transmitido pela TV IFPB e com a participação de pesquisador do Observatório Nacional do Ensino Médio (https://www.ifpb.edu.br/noticias/2023/04/ifpb-debate-diretrizes-indutoras-do-ensino-tecnico-integrado-ao-medio)
Abril a Outubro de 2023 – Atualização dos regimentos didáticos do IFPB (Integrado, subsequente e EJA-EPT Proeja)
Julho de 2024 – PORTARIA Nº 18/2024 - PRE/REITORIA/IFPB, de 10 de julho de 2024 – Constituir a Comissão de elaboração da Matriz de Referência e implantação das Diretrizes Indutoras no âmbito do IFPB, com representação de todos os campi.
Setembro de 2024 – Elaboração de identidade visual e matéria para divulgação das discussões sobre e diretrizes indutoras no IFPB (https://www.ifpb.edu.br/noticias/2024/10/diretrizes-indutoras-e-matriz-de-referencia-em-discursao-no-ifpb); Uso do e-mail servidores@ifpb.edu.br para socializar o cronograma e materiais com a comunidade sobre as formações.
Outubro de 2024 - Criação das comissões locais, formadas por docentes da formação geral, profissional, técnicos administrativos e estudantes;
Outubro de 2024 – Encontro de formação: Histórico da implementação do Currículo Integrado no IFPB – Pedagoga Maria José Pereira Dantas, Moderação: Vinícius Batista Campos; Saberes e práticas integradoras para uma formação cidadã e profissional Moderação: Joserlan Moreira Palestrantes: Cabedelo (Joana Angelica Lyra Vogeley de Carvalho); João Pessoa (Nadja da Nóbrega Rodrigues);
Novembro de 2024 – Encontro de formação: Ensino médio integrado no IFPB: Experiências do Litoral ao Sertão Moderação: Lusia Menacho Bloco 1 Jamylle Rebouças Ouverney (Campus CB) e Mirella Leôncio Motta e Costa (Campus JP); Bloco 2 Italan Carneiro Bezerra - (Campus JP) e Geovane Pessoa - (Campus PT)
Dezembro de 2024 – Encontro de Formação: Práticas Pedagógicas Integradoras: desafios e possibilidades- Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araújo (UFPA), Moderação: Pedagoga Ana Lúcia Queiroga;
Dezembro a Março 2025: Liberação do formulário para a comunidade (Comissões nos campi), sendo formulários para os NEABIs, coordenações de pesquisa e extensão, egressos e estudantes. Com os estudantes foi elaborada uma versão do formulário e, antes da liberação para as comissões locais, montou-se um grupo de discussão com representações estudantis para que pudessem opinar sobre o formulário elaborado.
Próximas etapas:
Abril a junho de 2025: Decisão da comissão central pela prorrogação por 60 dias. A definição atendeu pedidos oriundos de alguns campi que entenderam necessitar de mais tempo para promover o debate.
Junho de 2025: Análise das contribuições nos formulários
Julho e Agosto de 2025: Apresentação das contribuições dos formulários com convites aos especialistas do IFPB em áreas específicas; Oficina de formação com o IFFar presencial com as comissões locais (com transmissão pela TV IFPB) e retorno para debate nos campi.
Constituição das comissões individuais e multicampi (formação profissional).
Agosto a Novembro de 2025: Definição da matriz e currículo de referência do IFPB
Novembro e Dezembro de 2025: Envio do relatório final ao CEPE e posteriormente ao CONSUPER.
Frente a isso, o IFPB reafirma seu compromisso com o caráter republicano e transparente que tem permeado todo processo de construção de suas políticas institucionais. No caso em tela, lembramos que o processo ainda está aberto para participação da comunidade e também será debatido e aprimorado no CEPE e no CONSUPER, respeitando a diversidade de pensamento e ideias que caracterizam nossa instituição.