PREAMAR realiza levantamentos para enfrentar a erosão costeira em Baía da Traição
Estão sendo feitos estudos de batimetria e hidrodinâmica na área da praia
Técnicos do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (PREAMAR-PB) estão na costa da Baía da Traição realizando estudos de batimetria (medição e representação da topografia do fundo do mar) e da hidrodinâmica das correntes marítimas. O objetivo é subsidiar os estudos para enfrentar o problema da erosão costeira na região.
Os levantamentos seguem o planejamento da Nota Técnica 01/2025 aprovada durante encontro realizado em janeiro deste ano na sede do Ministério Público Federal em João Pessoa, contendo análise de risco e soluções científicas emergenciais, de médio e longo prazo, para amenizar a erosão nas praias da Baía da Traição.
Os estudos vão permitir a modelagem de forma precisa dos quebra-mares submersos que serão instalados dentro da baía, estruturas que terão a dupla função de atenuar a energia das ondas e aumentar a produtividade biológica e consequentemente pesqueira, protegendo a costa da Baía da Traição.
A execução dessas ações está vinculada aos compromissos firmados no âmbito do Painel Científico do PREAMAR, instituído pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), conforme cláusula segunda, decorrente do Inquérito Civil nº 1.24.000.000504/2023-37, entre o MPF, o Governo do Estado e os municípios litorâneos para a adoção de estratégias sustentáveis no combate à erosão.
*Heranir Oliveira- Equipe DGCOM



