IFPB participa de "Diálogos para a construção da estratégia 2050"

IFPB MPO 0 - Copia.jpg

Reitora Mary Roberta foi painelista no seminário organizado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento

O Instituto Federal da Paraíba participou ativamente do Seminário "Diálogos para a construção da estratégia 2050" organizado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). Cada estado brasileiro está sendo visitado pela equipe do MPO, liderada pela Secretaria de Planejamento, para que sejam ouvidos diferentes setores da sociedade, a respeito dos desafios a serem enfrentados nos próximos 25 anos a fim de que o Brasil possa superá-los rumo a uma agenda de desenvolvimento consolidado. 

Na Paraíba, o evento aconteceu nesta quinta, no Shopping Sebrae, com apoio do Governo da Paraíba, coordenado pela secretária nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis Oliveira de Paula. Diversos painelistas foram convidados a listar para a plateia pontos negativos e positivos, nesta dinâmica participativa que está percorrendo o país. 

A reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, foi uma das painelistas convidadas ao palco e destacou o rumo de crescimento que o país está retomando como provam os três novos campi da instituição que entram em fase de construção. Mary Roberta abordou a assimetria na distribuição de recursos, fazendo com o que o interior seja defasado em termos de investimento em pesquisa, ciência e laboratórios, o que implica em uma fuga de cérebros do país. Como potencial ativo, Mary citou os próprios campi do IFPB por sua capilaridade e abrangência de atuação, que podem funcionar como “agências catalisadoras das macropolíticas do governo, convergindo para a redução de desigualdades com elevação de indicadores econômicos tradicionais”. 

Plataforma aberta a sugestões 

A secretária nacional de Planejamento ressaltou que este momento de escuta vem após uma estruturação de documentos recebidos do país inteiro, consolidado em grupos de trabalho com todos os Ministérios. O documento final é embasado com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) e diálogos com as Secretarias de Planejamento dos Estados. O estudo segue uma metodologia já recomendada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  

Segundo Virgínia de Ângelis, a ideia é que a Estratégia Brasil 2050 seja uma ferramenta útil para todos e por isto ao final estará disponível em um site interativo, em que é possível consultar dados por regiões, estados e municípios. Qualquer pessoa também pode contribuir com este plano para o futuro, acessando a plataforma do Brasil Participativo, neste link.  O lema deste Planejamento de Longo Prazo é União, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Para a secretária, a estratégia visa romper com a ideia de ações pontuais de governos passando para a construção de políticas para o país alinhadas às megatendências mundiais e suas preocupações, como a questão climática. 

Presenças 

O seminário teve ainda como painelistas o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar; presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fábio Nogueira, a diretora da Federação dos Trabalhadores da Agricultura da Paraíba, Jeane Costa, a gerente de planejamento estratégico do Sebrae-PB, Ivani Costa, o diretor da Fundação de Apoio à Pesquisa na Paraíba (Fapesq), Nilton Silva, o presidente do Sindicato da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho na Paraíba, Guilherme Queiroga, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário da Paraíba, Lamartine Alves, e o conselheiro jovem do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Gustavo Guedes. 

Tags :Notícia.