Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 02 > IFPB é o grande vencedor da etapa nacional da Huawei ICT Competition

Noticia

IFPB é o grande vencedor da etapa nacional da Huawei ICT Competition

Duas equipes do Instituto conquistaram o primeiro lugar nas trilhas Cloud e Innovation
por Angélica Lúcio publicado: 24/02/2025 18h55 última modificação: 08/03/2025 07h20

A semana começou com muito a comemorar para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Duas equipes do Instituto se destacaram em 1º lugar na fase nacional da Huawei ICT Competition 2024-2025, levando ao pódio muita alegria e satisfação. Agora, os dois times do IFPB vão à etapa latino-americana da competição, que será realizada em março. 

Confira aqui vídeos da premiação no Rio de Janeiro.

O IFPB conquistou o 1º lugar nas trilhas Cloud (Computação em nuvem) e  Innovation (Inovação), após a participação das equipes nas provas realizadas nesta segunda-feira (24), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro-RJ. Na categoria Network (Redes), a equipe orientada pelo professor Marcelo Portela ficou em 4º lugar.

Para a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, o resultado da competição demostra não apenas a dedicação das equipes do Instituto, mas também a capacidade dos estudantes de absorver conhecimentos nessa metodologia de aprendizado. "Eu estive no Rio de Janeiro acompanhando a competição e, mais uma vez, nós vimos lá a seriedade com que os nossos professores encaram esse projeto, que tem um cunho acadêmico bastante robusto e que dá resultados", acrescentou a dirigente. 

IFPB conquista primeiro lugar na trilha Nuvem.jpgEQUIPES - Na categoria Cloud, o  Instituto foi representado pelos estudantes Luis Kilmer (curso de Tecnologia em Sistemas para Internet - Campus João Pessoa), Ryan Correia (curso de Tecnologia em Redes de Computadores - Campus João Pessoa) e Daniel Almeida dos Santos (do curso de Engenharia de Controle e Automação - Campus Cajazeiras). O time contou com mentoria do professor Michel Coura Dias, coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação do IFPB. 

Já na trilha Innovation, a equipe teve mentoria do professor Filipe Lucena, orientação do professor Jales Monteiro e apoio de toda a equipe pedagógica do campus onde os alunos estudam. O time campeão é composto pelos estudantes Lailson Herondino, Emerson Sormany e Marcelo Oliveira (do curso de Sistemas para internet Campus Picuí do IFPB). Eles venceram o 1º lugar com o desenvolvimento de uma assistente virtual chamada Bonitta. 

"A Bonitta é um aplicativo de assistência pessoal para estudantes com base em Inteligência Artificial. A gente utiliza a Inteligência Artificial para auxiliar os alunos a melhor planejar suas atividades escolares, integrando bem-estar e desenvolvimento acadêmico", explica Filipe Lucena, que é professor do Campus Patos. 

Para o estudante Lailson Herondino, a experiência de estar no Rio de Janeiro, participando das finais, foi  incrível, apesar do nervosismo do time. "Acredito que nós viemos muito preparados, com o auxílio do professor, com toda a equipe, com todo o pessoal do IFPB que nos deu apoio. E acredito que é só o começo, vamos agora focar na próxima etapa, tentar vencer a latino-americana e encaminhar a equipe inteira, a Oxente Code, para a China", diz.  "Estou muito feliz com tudo isso. Foi muito puxado nos últimos dias, foi muito trabalho duro, mas valeu a pena", acrescenta.

IFPB conquista primeiro lugar na trilha Innovation.jpg

ETAPA INTERNACIONAL - Na edição passada (2023-2024), as equipes do IFPB se destacaram na etapa internacional da Huawei ICT Competition, realizada na China, conquistando 1º lugar na trilha Innovation (Inovação), 2º lugar na categoria Network (Redes) e 3º lugar na trilha Cloud (Computação em nuvem). 

O programa ICT Competition atrai anualmente cerca de 170 mil estudantes de duas mil universidades e faculdades representando mais de 80 países. Nas finais de 2024, foram 160 equipes classificadas, de 49 países dos cinco continentes. A Huawei ICT Competition é dividida em quatro etapas: brasileira (preliminar e final nacional), latino-americana e global, que será realizada na sede da Huawei em Shenzhen (China) em maio deste ano. Em todas as fases, os competidores testam os conhecimentos por meio de provas e exames práticos por equipes.

Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/Reitoria-IFPB