Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 02 > IFPB e Governo da Paraíba avaliam parceria para unir SIMPIF 2025 e EXPOTEC 2025

Noticia

IFPB e Governo da Paraíba avaliam parceria para unir SIMPIF 2025 e EXPOTEC 2025

Ambos os eventos compartilham a ideia de promover o conhecimento e a integração de diversos públicos
por publicado: 27/02/2025 15h38 última modificação: 27/02/2025 15h46

No dia 26 de fevereiro de 2025, representantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), liderados pela Professora Silvana Cunha Costa, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) e diretores da PRPIPG e da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), reuniram-se com o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Estado da Paraíba, Professor Cláudio Furtado. O encontro teve como objetivo discutir a possível colaboração na realização conjunta do 6º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SIMPIF) e da EXPOTEC 2025.

O SIMPIF, organizado bienalmente pela PRPIPG do IFPB desde 2015, destaca-se como o principal evento de apresentaçãoReunião sobre Simpif e Expotec de trabalhos científicos da instituição. Além de promover a integração entre estudantes e pesquisadores dos níveis médio, graduação e pós-graduação, o simpósio tradicionalmente engloba eventos paralelos que enriquecem o debate acadêmico e científico.

A EXPOTEC, por sua vez, consolidou-se como a maior feira e congresso de tecnologia do Nordeste, realizada anualmente no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento reúne empresas de base tecnológica, startups, instituições governamentais, organizações não governamentais e estudantes, promovendo discussões sobre temas atuais em tecnologia e inovação.

Durante a reunião, foi apresentada ao Secretário Cláudio Furtado a proposta de unir os dois eventos em 2025, aproveitando a sinergia entre os temas abordados e a capilaridade do IFPB, que possui mais de 20 campi distribuídos do litoral ao sertão paraibano. Essa parceria potencializaria a visibilidade da EXPOTEC, ampliando seu alcance para um público ainda maior.

Com informações do Prof. Ademar Gonçalves da Costa Junior