IFPB está entre as instituições beneficiadas pelos novos acordos de pesquisa firmados pela CAPES

Os acordos de leitura e publicação científica em acesso aberto ampliam o alcance de pesquisadores brasileiros e fortalecem a ciência nacional no cenário global

Foto divulgação _ PRPIPG _ Capes.jpg

Já entraram em vigor os novos acordos de leitura e publicação científica, que foram firmados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em dezembro de 2025. Neles incluem três parcerias, com algumas das maiores editoras do mundo, que foram firmadas durante uma solenidade. Pelos convênios, pesquisadoras e pesquisadores do Brasil poderão ler e publicar sem custos em periódicos da Elsevier, Springer Nature e Association for the Computing Machinery (ACM).

O acordo com a ACM inclui uma cobertura de leitura e publicação em acesso aberto, tanto em periódicos híbridos, quanto em modelo dourado (Fully Open Access). Abrange 207 instituições e 73 periódicos, com cobertura do valor da APC (Article Processing Charge) para autores elegíveis.
A Springer Nature prevê a leitura irrestrita de periódicos híbridos e a publicação em acesso aberto de, aproximadamente, 6 mil artigos por ano, provenientes de cerca de 414 instituições, em 1.738 títulos.
Enquanto a Elsevier beneficiará 434 instituições vinculadas ao Portal de Periódicos, permitindo leitura completa e publicação sem taxas em cerca de 1.619 periódicos da Freedom Collection.

Para a comunidade científica do IFPB, esses acordos representam uma grande oportunidade para ampliar a qualidade e a visibilidade de suas publicações, e um avanço crucial para impulsionar pesquisas e à inovação tecnológica. Com acesso ampliado a periódicos internacionais e a possibilidade de publicação em acesso aberto, os pesquisadores da instituição poderão divulgar seus resultados em plataformas de alto impacto, fortalecendo a internacionalização e a colaboração científica.

Os investimentos somados, os contratos com Elsevier, Springer Nature e ACM envolvem cerca de US$ 215 milhões (aproximadamente R$ 1 bilhão) ao longo do período. Gerando um grande impacto no cenário científico brasileiro nacional e internacional, pois ampliam o acesso de pesquisadores brasileiros a outras pesquisas, e visibilizam os trabalhos produzidos no país.

Esses acordos representam um marco significativo na política de ciência aberta do Brasil. Além de democratizar o acesso ao conhecimento, fortalecem a internacionalização da produção científica brasileira, ampliando sua presença em revistas de alto impacto e integrando o país a uma rede global de pesquisa colaborativa. E contribuem diretamente para consolidar o papel do IFPB como um dos protagonistas na produção de conhecimento inovador e alinhado às práticas globais de ciência aberta.

Para aproveitar os benefícios, o autor correspondente deve: Estar vinculado a uma instituição participante do Portal de Periódicos da CAPES; Utilizar e-mail institucional; Ter registro atualizado no ORCID (Open Researcher and Contributor ID) e cadastrado no sistema ‘meus dados capes’; Optar pela licença Creative Commons CC-BY no momento da submissão.

Mais informações, incluindo listas de periódicos e instituições elegíveis, estarão disponíveis na área de Acesso Aberto do Portal de Periódicos da CAPES.
https://www-periodicos-capes-gov-br.ez291.periodicos.capes.gov.br/index.php

Links úteis:
Registro de ORCID iD
Cadastro no sistema Meus Dados Capes

Texto: Rayane Barbosa - Estagiária de Jornalismo