Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 05 > IFPB participa de lançamento do programa Pé-de-Meia na Paraíba

IFPB participa de lançamento do programa Pé-de-Meia na Paraíba

Solenidade ocorreu no Centro de Convenções e contou com centenas de estudantes da instituição
por Patrícia Nogueira publicado: 03/05/2024 15h55 última modificação: 15/05/2024 20h10

Uma grande festa marcou a solenidade de lançamento do Programa Pé-de-Meia na Paraíba, nesta sexta-feira (03), no Centro de Convenções, mostrando a força e a importância da educação para promover a mudança de vida da população. O evento contou com a participação do IFPB e foi presidido pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo Governador João Azevedo.

Diversos estudantes da rede pública estiveram presentes, não apenas da capital, como de cidades do interior e foram osWhatsApp Image 2024-05-03 at 15.32.03.jpeg protagonistas do evento, levando faixas, bandeiras e plaquinhas. Três alunos receberam de forma simbólica, das mãos do Ministro Camilo Santana e do Presidente da Caixa, Carlos Vieira, o cartão para o saque do benefício. Um deles foi o estudante Carlos Henrique dos Santos: "Graças ao programa estou conseguindo me organizar nos estudos. Agora podemos nos organizar melhor, se concentrar e melhorar nossa perspectiva de futuro. Comprei material de estudo com o recurso recebido", disse o estudante, oriundo da cidade de Guarabira.

A Reitora do IFPB Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada por Pró-Reitores e Diretores de campi, prestigiou a solenidade. A rede federal foi pioneira na implantação do programa e os estudantes já começaram a receber o pagamento mensal de R$200 desde o mês de abril. A Reitora Mary Roberta destacou a importância do programa enquanto política de incentivo financeiro educacional.

WhatsApp Image 2024-05-03 at 15.53.21.jpeg"Este momento simboliza a permanência e êxito, pois o programa vem para suprir necessidades básicas dos estudantes. No IFPB temos um percentual alto de discentes em vulnerabilidade e essa ação tem incentivado a permanência e promoverá um aumento de concluintes do ensino médio. Com esse recurso, o estudante poderá se planejar e investir no seu futuro", assinalou a Reitora Mary Roberta.

O programa Pé-de-Meia é o maior programa de incentivo financeiro educacional destinado a estudantes da rede pública com o objetivo de promover a permanência e o êxito escolar no ensino médio. Ao terminar o 3°ano, o estudante terá recebido um total de R$9.200.

WhatsApp Image 2024-05-03 at 15.37.21.jpegQuando soube do programa, o estudante do IFPB Campus Cabedelo Joeriky Mendes ficou ansiosoWhatsApp Image 2024-05-03 at 15.37.10.jpeg para participar. Ele contou que já foi contemplado com duas parcelas do incentivo, que tem aproveitado para investir em cursos para o Enem: "É um programa muito importante pois ajuda a quem mais necessita", frisou o estudante do Técnico em Recursos Pesqueiros no IFPB. O estudante João Vitor Oliveira do IFPB Cabedelo Centro acrescentou que o programa fará com que os estudantes se motivem a frequentar as aulas e consequentemente aprendam mais e tenham uma educação de qualidade.

Para o Governador João Azevedo, esse é um momento para ratificar e apresentar o programa que está consolidado através do Governo Federal e do MEC. Em seu discurso o governador falou das ações e programas locais voltados para a educação. "Quando qualificamos a educação no estado, o povo é quem ganha", disse.

Na Paraiba, o programa tem beneficiado cerca de 65 mil estudantes. Os critérios de seleção, a forma de acesso e os mecanismos de permanência no programa foram expostos durante a solenidade que contou com uma coletiva de imprensa e apresentação cultural.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que pretende ampliar em 20% o número de beneficiários do programa abrangendo a todos que estão cadastrados no CadÚnico. "É preciso compreender que só a educação é capaz de mudar a vida das pessoas. Não desistam do sonho de vocês", afirmou o ministro.

Vale lembrar que o pagamento dos benefícios do Programa Pé-de-Meia está condicionado à comprovação de matrícula do estudante, frequência e conclusão do ano letivo. A previsão é de que a ampliação do programa ocorra no segundo semestre.