Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 04 > O IFPB realizando os sonhos dos seus alunos conhecerem o mundo

O IFPB realizando os sonhos dos seus alunos conhecerem o mundo

Egressa do curso de Medicina Veterinária, Campus Sousa, Clara Andrielem realizou o sonho de estudar fora do país graças ao apoio da Arinter e da gestão da instituição
por publicado: 04/04/2024 10h07 última modificação: 05/04/2024 14h48

A experiência de Clara Andrielem, aluna egressa do curso de Medicina Veterinária, no Campus Sousa, do IFPB, como estudante intercambista no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, deverá se transformar em realidade abrindo novas perspectivas profissionais.

O intercâmbio foi realizando graças às iniciativas da internacionalização do IFPB, através da Arinter. O referido órgão viabilizou a participação da aluna no programa de intercâmbio Estudante Mobilidade, que também contou com o apoio da gestão do Campus Sousa.

A experiência acadêmica que Clara realizou no IPB, que está localizado na região de Trás os Montes, em Portugal, foi muito importante para o enriquecimento do seu currículo no curso de Medicina Veterinária, pois lhe possibilitou o contato com as realidades epidemiológicas europeias, e o conhecimento do mercado de trabalho, através de disciplinas do curso de Enfermagem Veterinária, no referido Instituto.

A aluna do IFPB também aprimorou os conhecimentos em questões de nutrição, na Engenharia Alimentar, além de ter acesso aos processos de formação científica, com uma disciplina no Mestrado de Veterinária, da referida instituição. “Realmente, uma experiência multidisciplinar que não seria possível nas instituições do Brasil que têm blocagens curriculares ainda muito limitadas”, esclarece Clara.

Ainda com relação às questões de aprendizado, Clara enfatizou a importância da experiência da disciplina de reabilitação, voltada para a psiquiatria animal; sendo esta uma área muito complexa na qual ela teve a oportunidade de manipular equipamentos tecnológicos que não existem no Brasil, além de desenvolver habilidades que contribuíram para a sua evolução como pessoa.

A estudante explicou que, na Europa, há uma tendência de se tratar os animais de pequeno porte como se fossem crianças, talvez pela questão do envelhecimento da população e a falta de filhos. “Eu percebi que, na clínica veterinária, os europeus tratam os animais de pequeno porte com o mesmo respeito que se tem com uma criança”, explicou.

Segundo ela, a infraestrutura organizacional da instituição contribuiu para um bom aproveitamento no processo ensino-aprendizagem, destacando a experiência que teve na iniciação científica, em experimentos no laboratório do Centro de Investigação de Montanhas, com técnicas de captura de animais silvestres.

Clara ampliou a sua experiência como estudante intercambista visitando outros países da Europa. Ela participou de um congresso em Montenegro, região dos Balcãs; além de conhecer o Marrocos, no continente africano; neste último tendo uma experiência cultural bastante inclusiva.

Intercâmbio cultural

Mesmo sendo uma iniciativa institucional, a viagem de Clara só foi possível graças ao apoio da família. E em Portugal, Clara recebeu acompanhamento dos estudantes do programa Mentoring para resolver problemas relacionados à documentação da imigração e conseguir um lugar onde se hospedar.

Apesar de estar no continente conhecido como o berço da civilização ocidental, Clara se deparou com cenas de racismo que provocaram constrangimento, a exemplo da interdição de aluguel de quartos para estudantes de cor preta, em uma residência.

No entanto, outros aspectos do intercâmbio foram de grande importância para o desenvolvimento profissional da estudante. “Eu voltei para o Brasil com mais maturidade no tocante à resolução de problemas, quanto às relações interpessoais; nesse sentido, acho que houve alguma transformação no meu crescimento enquanto ser humano”, esclareceu.

- Para além do frio e das limitações em decorrência das diferenças culturais, entre os dois países, ter realizado esse intercâmbio foi uma grande experiência para a minha vida, motivo pelo qual, sou grata ao IFPB, principalmente à Arinter e ao Campus de Sousa, responsáveis pela realização desse sonho, enfatizou.