Equipes do IFPB disputam troféus em competição latino-americana
Huawei ICT Competition ocorre hoje com participação de mais de 100 estudantes da América Latina
Duas equipes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) vão participar hoje (2) da etapa latino-americana da Huawei ICT Competition 2023-2024. Mais de 100 estudantes de países da América Latina estão na disputa, que será realizada de forma remota. O IFPB disputa o pódio com equipes nas trilhas Cloud e Network.
A Huawei ICT Competition, como o próprio nome indica, é uma iniciativa da multinacional chinesa Huawei, fornecedora líder global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O Instituto Federal da Paraíba classificou-se para a fase atual da competição após conquistar o 1° e o 2° lugares da etapa nacional, respectivamente nas trilhas Cloud e Network.
Na trilha Cloud, a equipe do IFPB é composta pelos estudantes Pedro Sousa, Vinicius Silva e Abraão Borges, contando com a coordenação do professor Michel Dias. Já na trilha Network, a equipe do Instituto éorientada pelo professor Marcelo Portela. O grupo é formado pelos estudantes Wesley Porto, Márcio Abrantes e José Galvão. Os estudantes representam os campi de João Pessoa, Campina Grande e Esperança.
Tanto o professor Michel Dias quanto o professor Marcelo Portela estão muito otimistas com o possível desempenho das equipes do IFPB na fase América Latina da competição. “Estamos muito confiantes no resultado de classificação, pois temos nos dedicado intensamente à preparação e resolução de diversos desafios teóricos e práticos”, afirmou Portela.
As expectativas do professor Michel Dias também são elevadas. “Nossos times, Cloud e Network, estudaram muito e estão prontos para dar o seu melhor. O ambiente é muito competitivo, mas, com humildade e perseverança, esperamos conseguir bons resultados”, afirmou. “Nossas expectativas são as melhores possíveis”.
Competição conta com atividades teóricas e práticas
A prova da etapa latino-americana da Huawei ICT Competition 2023-2024 será feita de maneira remota. O time Cloud participará da competição no espaço Sinergia, em João Pessoa, enquanto o time Network estará no Lab Assert, em Campina Grande.
"A prova começa às 11h30 e termina às 17h. Inicialmente haverá uma prova escrita, com uma hora de duração, seguida de meia hora de intervalo e de quatro horas de exame com atividades práticas", explica o professor Michel Dias.
Ao todo, mais de cem pessoas participam do certame, que conta com os melhores times da América Latina nas trilhas de Cloud, Computing e Network. Durante a fase latino-americana, as equipes disputarão a competição contra outras instituições da América Latina. A fase global será realizada em Shenzhen, na China, com todos os times aprovados anteriormente. A previsão é que a final mundial ocorra em maio.
SAIBA MAIS - A ICT Competition foi criada pela Huawei em 2015 com a intenção de difundir, entre os estudantes de tecnologia e engenharia, o conhecimento das áreas de tecnologias disruptivas (nuvem, redes e inteligência artificial). A iniciativa da Huawei visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).
As equipes são formadas por estudantes de cursos de engenharia e de computação que participam de atividades diversas, como provas, palestras e apresentações de projetos que serão analisados por especialistas. Os vencedores recebem incentivos para continuarem suas pesquisas.
(Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB)

