Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 04 > Equipes do IFPB disputam troféus em competição latino-americana

Noticia

Equipes do IFPB disputam troféus em competição latino-americana

Huawei ICT Competition ocorre hoje com participação de mais de 100 estudantes da América Latina
por Angélica Lúcio publicado: 02/04/2024 08h27 última modificação: 02/04/2024 08h27

Duas equipes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) vão participar hoje (2) da etapa latino-americana da Huawei ICT Competition 2023-2024. Mais de 100 estudantes de países da América Latina estão na disputa, que será realizada de forma remota. O IFPB disputa o pódio com equipes nas trilhas Cloud e Network.

A Huawei ICT Competition, como o próprio nome indica, é uma iniciativa da multinacional chinesa Huawei, fornecedora líder global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O Instituto Federal da Paraíba classificou-se para a fase atual da competição após conquistar o 1° e o 2° lugares da etapa nacional, respectivamente nas trilhas Cloud e Network. 

Na trilha Cloud, a equipe do IFPB é composta pelos estudantes Pedro Sousa, Vinicius Silva e Abraão Borges, contando com a coordenação do professor Michel Dias. Já na trilha Network, a equipe do Instituto é orientada pelo professor Marcelo Portela. O grupo é formado pelos estudantes Wesley Porto, Márcio Abrantes e José Galvão. Os estudantes representam os campi de João Pessoa, Campina Grande e Esperança.

Tanto o professor Michel Dias quanto o professor Marcelo Portela estão muito otimistas com o possível desempenho das equipes do IFPB na fase América Latina da competição. “Estamos muito confiantes no resultado de classificação, pois temos nos dedicado intensamente à preparação e resolução de diversos desafios teóricos e práticos”, afirmou Portela.

As expectativas do professor Michel Dias também são elevadas. “Nossos times, Cloud e Network, estudaram muito e estão prontos para dar o seu melhor. O ambiente é muito competitivo, mas, com humildade e perseverança, esperamos conseguir bons resultados”, afirmou. “Nossas expectativas são as melhores possíveis”.

Competição conta com atividades teóricas e práticas

A prova da etapa latino-americana da Huawei ICT Competition 2023-2024 será feita de maneira remota. O time Cloud participará da competição no espaço Sinergia, em João Pessoa, enquanto o time Network estará no Lab Assert, em Campina Grande.

"A prova começa às 11h30 e termina às 17h. Inicialmente haverá uma prova escrita, com uma hora de duração, seguida de meia hora de intervalo e  de quatro horas de exame com atividades práticas", explica o professor Michel Dias.

Ao todo, mais de cem pessoas participam do certame, que conta com os melhores times da América Latina nas trilhas de Cloud, Computing e Network. Durante a fase latino-americana, as equipes disputarão a competição contra outras instituições da América Latina. A fase global será realizada em Shenzhen, na China, com todos os times aprovados anteriormente. A previsão é que a final mundial ocorra em maio.

SAIBA MAIS - A ICT Competition foi criada pela Huawei em 2015 com a intenção de difundir, entre os estudantes de tecnologia e engenharia, o conhecimento das áreas de tecnologias disruptivas (nuvem, redes e inteligência artificial). A iniciativa da Huawei visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).

As equipes são formadas por estudantes de cursos de engenharia e de computação que participam de atividades diversas, como provas, palestras e apresentações de projetos que serão analisados por especialistas. Os vencedores recebem incentivos para continuarem suas pesquisas.

(Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB)