Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 04 > Enem 2024: Confira como pedir isenção de inscrições

Enem 2024: Confira como pedir isenção de inscrições

Prazo é até 26 de abril
por Patrícia Nogueira publicado: 18/04/2024 16h20 última modificação: 18/04/2024 16h23

Os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no CadÚnico têm direito à gratuidade no Exame Nacional de Ensino Médio 2024. O prazo para solicitar o benefício está aberto até o dia 26 de abril.
O procedimento deverá ser realizado por meio da Página do Participante com acesso através do login único do governo federal.

Tem direito à gratuidade o estudante matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública; quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico). O estudante do 3º ano do Ensino Médio que está recebendo o programa Pé-de-meia também tem direito à isenção da taxa de inscrição. De acordo com as regras do programa quem comparecer aos dois dias de prova terá direito ao incentivo de R$200.

Durante o procedimento de solicitação de isenção será questionado se o estudante faltou a aplicação do Enem 2023. Se o participante não compareceu aos dois dias de Enem 2023, deverá justificar a ausência. É necessário informar o motivo da ausência e enviar a documentação exigida.

De acordo com o Inep as informações declaradas no CadÚnico precisam ser iguais as da Receita Federal. Se houver divergência, o estudante deverá atualiza-las.

Confira no link abaixo o passo a passo para solicitar a isenção da inscrição no Enem 2024.