Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 03 > Conselho Superior aprova projeto que beneficia mulheres em situação de vulnerabilidade social

Reunião aconteceu nesta segunda-feira (25) de forma virtual
por Heranir Oliveira publicado: 25/03/2024 14h54 última modificação: 25/03/2024 18h12

O Conselho Superior do IFPB realizou na manhã desta segunda-feira (25) de forma virtual a 41ª Reunião Extraordinária. Os trabalhos foram abertos pela reitora Mary Roberta.

O primeiro ponto da pauta foi a apresentação pelo relator José de Araújo Pereira do Projeto de Extensão ”Mulheres Mil-Qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social”. A proposta prevê a oferta de 889 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, distribuídas entre as unidades de Areia, Cabedelo, Catolé do Rocha, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Pedras de Fogo, Princesa Isabel, Soledade, Sousa, Lucena, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Guarabira, Patos, Picuí, Santa Luzia e Santa Rita.

De acordo com o relator José Pereira, os cursos ”Podem ser uma ferramenta importante para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica de diversas maneiras, além de permitir que elas desenvolvam novas habilidades e consigam entrar no mercado de trabalho, reduzindo sua dependência financeira em relação ao agressor, aumentando sua independência”.

Para participar do projeto as mulheres precisam ter idade mínima de 18 anos e estar em situação de vulnerabilidade social, vítimas de qualquer tipo de violência. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros. A reitora Mary Roberta lembrou que o IFPB é pioneiro nas ações do Projeto Mulheres Mil e que devido aos excelentes resultados obtidos foi solicitada a ampliação do mesmo.

Devido a necessidade da reitora Mary Roberta em participar de uma reunião na sede do Ministério Público Federal, na capital, a presidência da reunião do Consuper precisou ser repassada para o Pró-Reitor de Ensino, Neilor César que conduziu o restante das discussões.

Na sequência o relator Verilton Nunes da Silva apresentou três processos que tratam de pedidos de autorização para a atuação de Fundações de Apoio ao IFPB. No primeiro processo relativo ao Parque Tecnológico da Paraíba o conselheiro Davi Lobão pediu vistas ao processo, o que foi seguido pelo Conselho. No entanto foram aprovados os pedidos de autorização para a Fundação de Ensino de Engenharia (FEESC) e para a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FACTO). O Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo e o Procurador Federal MIchel Laureano ressaltaram a importância de manter parceiras com outras Fundações de Apoio. "Existe a Funetec que é credenciada junto ao IFPB, e estas outras fundações necessariamente precisam ser credenciadas junto a outras instituições de ensino para apoiar projetos aqui do Instituto".

Os conselheiros também aprovaram outros três processos: o que regulamenta o Programa de Apoio e Permanência do Estudante (PAPE) dentro da Política de Assistência Estudantil do IFPB; o que trata dos procedimentos para emissão do atestado de capacitação técnica para Reitoria e demais campi do Instituto Federal; e o processo sobre o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT) para 2024, da Unidade de Auditoria Governamental do IFPB.

Ao final da reunião do Consuper, o conselheiro Davi Lobão, representante do SINTEF-PB, apresentou uma Moção de Apoio à luta dos servidores e servidoras dos Institutos Federais pela reestruturação das carreiras, recomposição salarial, recomposição do orçamento da Rede Federal e maior assistência Estudantil. ”Os Institutos Federais começam a sua greve a partir do dia 3 de abril, vamos buscar junto ao governo respostas para nossas reivindicações” disse. A moção de apoio foi aprovada por unanimidade.

Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM

registrado em: ,