Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 03 > Projeto terapêutico do IFPB está de volta com novidades

Projeto terapêutico do IFPB está de volta com novidades

Encontros serão online e presenciais em alguns campi. Confira como será o acolhimento
por Patrícia Nogueira publicado: 05/03/2024 11h58 última modificação: 06/03/2024 12h15

Visando o bem estar e a saúde mental dos estudantes, o IFPB está retomando as atividades do Projeto Terapêutico. Para 2024, o projeto vem trazendo novidades que prometem integrar e apoiar ainda mais aqueles que procuram o serviço.

As atividades terão início nesta terça-feira (12), a partir das 18h até as 19h30. Será um momento onde os estudantes poderão estar reunidos em grupos terapêuticos trabalhando a autoestima, ansiedade e habilidades sociais.
Segundo a Coordenadora de Assistência à Saúde do Estudante, Carolina Simões, também haverá o momento do Plantão de Escuta Psicológica; Palestras e workshops sobre saúde mental e bem-estar; Implementação de estratégias de promoção da saúde mental na escola (como espaço de escuta e acolhimento). "Casos mais complexos são encaminhado para o atendimento especializado", afirmou.

A maior novidade para o ano de 2024 é que na grande João Pessoa haverá encontros presenciais (campi de Cabedelo , Cabedelo Centro , Santa Rita e Mangabeira). O "momento saúde mental na escola" terá início no dia 11 no Campus Cabedelo.

O projeto é desenvolvido a partir de uma parceria entre o IFPB, através da Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis e da Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante e o Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIESP, com estagiários de psicologia clínica e sob a supervisão da Psicóloga Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, CRP 13/5496.

O projeto de intervenção será desenvolvido em parceria com a equipe pedagógica da escola e terá duração de um semestre. As atividades serão realizadas por estagiários de Psicologia clínica do Curso de Psicologia do Centro Universitário UNIESP, sob supervisão da Psicóloga supervisora responsável Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, CRP 13/5496.

"Espera-se que, ao final do projeto, os adolescentes apresentem uma melhora significativa em sua saúde mental, uma maior autoestima, habilidades de enfrentamento mais eficazes e um maior suporte emocional por parte dos colegas e da escola. Este projeto é também uma forma da escola adotar estratégias de promoção da saúde mental de forma contínua, tornando-se um ambiente mais acolhedor e favorável ao desenvolvimento dos alunos", disse a psicóloga e professora Ana Sandra Fernandes.

Ficou interessado em participar? Guarde esse link. Toda terça-feira a partir das 18h estará disponível para qualquer estudante do IFPB.

Acesse aqui: https://meet.google.com/xtb-jmtb-ejm?hs=122&authuser=1