Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 03 > Programa Mulheres Mil inicia primeira aula em Pedras de Fogo

Noticia

Programa Mulheres Mil inicia primeira aula em Pedras de Fogo

Novos cursos devem começar em Sousa e Catolé do Rocha esta semana. Ainda têm campi com inscrição aberta
por Ana Carolina Abiahy publicado: 21/03/2024 14h04 última modificação: 22/03/2024 17h40

O Programa Mulheres Mil, criado em 2011, voltou a funcionar no Instituto Federal da Paraíba. O primeiro curso a iniciar as aulas foi o de Assistente de Costura no campus avançado Pedras de Fogo, nesta segunda-feira, 18 de março. De acordo com a coordenadora sistêmica do Programa no IFPB, Carmem Betty Batista da Silva, nesta quinta é a vez de iniciar a turma de Salgadeira, no Campus Sousa, e na sexta-feira a de Manicure e Pedicure, no campus Catolé do Rocha.

“Os cursos foram escolhidos pensando em ajudar essas mulheres a terem uma renda imediata, logo que concluírem, e ganharem empoderamento para continuar suas vidas com dignidade. É para isso que servem as políticas públicas, para incluir, transformar e mudar vidas”, destacou Carmem Betty. 

IFPB PF 2.jpegTodos os cursos do Mulheres Mil no IFPB têm 160 horas de duração, garantindo qualificação profissional para públicos femininos em vulnerabilidade social. O programa funciona em parceria com as prefeituras, captando este público-alvo, principalmente entre as cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Em Pedras de Fogo, a coordenação adjunta local realizou parcerias com a prefeitura do município e também com a da cidade vizinha de Itambé, em Pernambuco. A coordenadora adjunta do IFPB Pedras de Fogo, Liamara Lopes Santos, destacou que as primeiras alunas estavam ansiosas desde fevereiro pelo início das aulas. Na abertura das aulas, o campus contou com a presença da secretária de Assistência Social de Itambé, Ana Luisa, da vereadora da cidade, Ana Rita, e da coordenação do CRAS de Pedras de Fogo. 

IFPB PF 3.jpeg Liamara frisou a empolgação das alunas com a oportunidade concedida pelo curso. “O interessante é que o curso é de assistente de costura. Então, elas se surpreendem quando percebem que vão ter aula de direito, saúde da mulher, aula de matemática, de português, informática”, conta a professora. 

O plano político pedagógico dos cursos do Mulheres Mil no IFPB fortalece a ideia de conteúdos que ampliem a visão de mundo das alunas acerca de seus direitos e de seu papel nas comunidades, despertando uma maior inserção social, para que muitas saiam de situações familiares de invisibilidade e conquistem maior independência financeira e comportamental. 

“Muitas delas acham que não têm competência para assistir estas aulas. Frisamos que todas estas disciplinas são uma forma de qualificá-las para o mercado de trabalho de um modo amplo, para a burocracia que existe lá fora. Nestas primeiras aulas com o advogado Cleison, de cidadania, gênero e direito da mulher, elas participaram muito. A gente acredita que vai ser bacana construir isto. São muitas mães de famílias, avós, que saem dos seus afazeres para ter uma virada de chave em suas vidas”, comentou Liamara. 

IFPB PF 4.jpegSegundo Liamara, é um desafio muito grande levar um curso com tanta responsabilidade social. “Cada professor que entrar nós temos esta preocupação de explicar como é o público, porque algumas não têm Ensino Médio, então precisa ter uma linguagem mais simples, do cotidiano, para que não se desestimule a participação dentro do curso”, explicou a coordenadora de Pedras de Fogo.  

Uma das alunas desta primeira turma, Ana Paula Silva, conta que o curso está indo perfeitamente. Ela diz que a expectativa é para aprender a utilizar técnicas mais aperfeiçoadas na costura, como o uso de máquinas digitais.

Todas as alunas do Mulheres Mil recebem auxílio estudantil para garantir a participação nos cursos. A coordenadora Carmem ressaltou que no IFPB o programa atua em parceria geral com a Funetec e com o Sebrae, no campus Sousa. Ela destaca que foram reabertas inscrições para alunas nos campi de Princesa Isabel e Itaporanga, no curso de Agricultura Orgânica.

No campus avançado de Areia, o curso é de Salgadeira, no campus Mangabeira-Zona Sul é de Cuidadora infantil. Em Cabedelo, a turma é de Artesã de biojóias, em Cabedelo Centro, o curso é de Agente de recepção. Nos campi de Itabaiana, Soledade e Monteiro, o curso ofertado é o de Cuidadoras de Idoso. Em Monteiro, a aula inaugural é em 25 de março.