Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 03 > IFPB planeja novos cursos para os campi avançados

Noticia

IFPB planeja novos cursos para os campi avançados

Estimativa é de mais 1430 matrículas até 2026
por Ana Carolina Abiahy publicado: 06/03/2024 16h40 última modificação: 08/03/2024 16h04

O Instituto Federal da Paraíba está trabalhando em um Plano de Ação que deve aumentar 1430 matrículas nos campi avançados até o ano de 2026. Esta projeção veio após reuniões envolvendo a Pró-Reitoria de Ensino, as direções gerais e de ensino dos cinco campi avançados e a Diretoria de Planejamento Institucional (DPI). 

O diretor de Planejamento, Anderson Bráulio Nóbrega, esclarece que a ação se alinha com as orientações atualizadas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-Mec) emitidas na Portaria 01/2024. “A Setec definiu parâmetros mais claros e objetivos para que um campus avançado possa ascender a ser um campus regular”, apontou Anderson. O posicionamento da portaria é que os campi avançados, que atualmente só possuem entre 20 professores e 13 técnicos, possam ascender a uma condição mais equilibrada da força de trabalho chegando a 40 docentes e 26 técnico-administrativos quando atingirem metas referentes ao alcance e fortalecimento do ensino.

Entre os critérios da portaria da Setec para que um campus avançado possa mudar de estágio, está o número de estudantes matriculados, que deve ser de 400, no mínimo. Outra questão diz respeito à obrigatoriedade de oferta do Ensino Médio integrado ao técnico, além da regularização da área/terreno/prédio onde funciona. A Portaria Setec/Mec determina que os campi avançados com mais de cinco anos de autorização de funcionamento sejam avaliados para checar estas condições, ainda neste semestre. 1 ifpb campi avançado.jpeg

Na avaliação da DPI, o Campus Avançado Cabedelo Centro do IFPB já teria as condições para subir de tipologia. A Setec-Mec estabelece o prazo de 24 meses para novas avaliações e por isso o IFPB colocou o ano de 2026 como meta para que os outros campi avançados possam também mudar de condição. São eles: Areia, Mangabeira, Pedras de Fogo e Soledade. 

No planejamento do IFPB, o Campus Avançado Areia deve iniciar seus primeiros cursos técnicos integrados ao médio em 2025, sendo turmas de Informática e de Gastronomia, essa última na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A ideia inicial é que chegue em 2026 com 440 matrículas em todos os cursos existentes.

Muitos cursos que já são ofertados na modalidade subsequente passariam a ter oferta também no ensino médio integrado ao técnico. No campus avançado Pedras de Fogo, o curso de Design de Moda, que já é ofertado, deve ter sua opção também no Integrado. A estimativa é que em 2026 o campus Pedras de Fogo  já consiga reunir todas as condições para alcançar a autonomia, estando com sua sede finalizada. 

2 ifpb dpi.jpegNo campus avançado Mangabeira-Zona Sul, estão sendo pensados cursos de Enfermagem e também uma Especialização em Saúde da Família. Em Soledade, uma pós-graduação em Gerenciamento de Projetos está sendo cogitada. Em Cabedelo Centro, um novo curso de Logística está entre as prováveis futuras opções dos estudantes. Novas Especializações Técnicas, a exemplo da existente de Guia de Turismo, estão no planejamento, bem como cursos na modalidade de Educação à Distância.

Sobre a questão de infraestrutura que a portaria da Setec também observa, os campi avançados do IFPB que ainda não têm sede própria construída ou em construção, como Areia, Soledade e Mangabeira, estão em fases distintas quanto à garantia do terreno. O Campus Mangabeira já tem o terreno doado pela prefeitura autorizado pela Câmara Municipal e em fase de regularização de documentação. O Campus Soledade possui um terreno doado pela prefeitura escriturado. O IFPB Areia já teve diálogos com a prefeitura neste sentido e segue avaliando as áreas adequadas. 

Os gestores do IFPB ainda estão refinando os detalhes destas ações iniciais que foram delineadas inicialmente em reunião híbrida (presencial e virtual) com presença da reitora Mary Roberta Meira Marinho e do pró-reitor de Ensino, Neilor César dos Santos. Reuniões individualizadas dos campi e o auxílio da Diretora de Articulação Pedagógica, Lucrécia Teresa Petrucci, vão seguir norteando os trâmites para que o IFPB alcance este crescimento com racionalidade. Novos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos devem ser elaborados e um novo edital do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) deve ser lançado em breve. 

A expectativa dos gestores é que sejam enviados novos códigos de vaga para contratação de docentes e técnico-administrativos que possam auxiliar no alcance destas metas. Segundo o professor Anderson Bráulio, em todo o país, são mais de 70 campi avançados. A atualização dos critérios para mudança nas condições das unidades é uma reivindicação do grupo de gestores dos campi avançados que já se reuniram em seminários nacionais debatendo esta temática.