Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 03 > IFPB participa da 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

IFPB participa da 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Municípios de Sousa e Campina Grande sediaram as etapas iniciais do evento
por Angélica Lúcio publicado: 21/03/2024 16h24 última modificação: 21/03/2024 16h24

O Instituto Federal da Paraíba marcou presença nas etapas iniciais da 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação CECTI-PB, que aconteceram esta semana nos municípios de Sousa e Campina Grande. Esse é o primeiro passo para a preparação da Paraíba para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que deve ocorrer entre os dias 4 e 6 de junho de 2024, em Brasília-DF, numa iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O IFPB é uma das instituições parceiras do evento.

Com o tema ”Paraíba: construindo um futuro inovador e sustentável”, a conferência estadual é realizada em parceria com instituições de ensino e pesquisa, setores empresariais, organizações da sociedade civil e se trata de uma etapa preparatória para a 5ª CNCTI, cujo principal objetivo é compor propostas para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2024-2030), a ser desenvolvida pelo MCTI.

A primeira etapa da CECTI-PB foi realizada nos dias 18 e 19 de março, no auditório do Campus Sousa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contando com o diretor-geral do IFPB-Campus Sousa, Francisco Roserlândio (Chicão), na mesa de abertura.

Na visão do diretor-geral Chicão, a escolha do município de Sousa para abrir a CECTI-PB fomenta a inclusão da ciência. “A gente ainda vive um país de mentes colonizadas, onde muitas vezes as ações, as ideias, os grandes potenciais, aproximam-se muito mais das capitais e dos grandes centros. E esquecem que o interior tem gente com potencial, com capacidade, recursos naturais, tem instituições de ensino. Então esse momento é fundamental para a gente, porque traz isso, além de ser um chamamento do governo para dizer: eu quero ouvir vocês”, afirmou, durante a abertura do evento.

Conferência marca retomada das discussões sobre ciência, tecnologia e inovação

Já o diretor do Polo de Inovação do IFPB, Erick Melo, ressaltou a importância da CECTI-PB como um momento de retomada das discussões sobre ciência, tecnologia e inovação. "Após um interstício de quase 14 anos, voltamos a falar no Brasil sobre a questão da ciência, tecnologia e inovação, da importância para o desenvolvimento do país”, disse.

Erick Melo lembra que o Brasil viveu um grande crescimento nessa área, na década de 1970, o qual propiciou maior desenvolvimento e industrialização.  Com o passar do tempo, no entanto, o país foi se desindustrializando. “Então a gente está no momento da nova indústria de retomada de crescimento, de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. E é por esse caminho que a gente consegue desenvolver novas soluções, novos processos, novos serviços que vão auxiliar justamente no crescimento e na retomada do desenvolvimento do país”, comentou o diretor do Polo de Inovação, ressaltando ainda a importância de se buscar o desenvolvimento com foco sustentável, alinhado aos conceitos da indústria 4.0 e 5.0.

Além do diretor-geral do Campus Sousa e do diretor-geral do Polo de Inovação, o Instituto Federal da Paraíba foi representado na etapa da CECTI-PB realizada no Alto Sertão paraibano pelo diretor da NEO IFPB Agência de Inovação, Valdecir Teófilo Moreno; pelo diretor-geral do Campus Cajazeiras, Abinadabe Silva Andrade; pelo coordenador de Propriedade Intelectual, Thyago Silveira; e pelo assessor especial de Inovação e Empreendedorismo do IFPB, Ramiro Manoel Pereira, além de outros dirigentes e de estudantes da instituição.

IFPB participa da CECTI  (1).jpeg

Etapa de Campina Grande começou hoje

Nesta quinta-feira (21), em Campina Grande, começou a segunda etapa da  CECTI-PB, que também inclui a participação de representantes do Ecossistema de Inovação do IFPB. As discussões acontecem até amanhã (22), no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba. Já nos dias 4 e 5 de abril, será realizada a terceira e última etapa do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: cecti.pb.gov.br

Para o diretor do Polo de Inovação do IFPB, Erick Melo, participar das etapas da CECTI-PB em Campina grande e em João Pessoa será outro momento importante, dada a diversidade de instituições participantes, como a Secretaria Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia, instituições de ensino, públicas e privadas, associações cooperativas, empresas e hubs de inovação. “Todas essas entidades estão interessadas nesse novo processo de formação e de criação conjunta de soluções que tragam desenvolvimento regional”, comentou.

Conheça os eixos temáticos da CECTI-PB

I - Recuperação, Expansão e Consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;

II - Reindustrialização em novas bases e Apoio à Inovação nas Empresas;

III - Ciência, Tecnologia e Inovação para Programas e Projetos Estratégicos Nacionais;

IV - Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

(Angélica Lúcio - jornalista do IFPB)