Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 03 > IFPB garante reforço na segurança para o Campus Cabedelo

Noticia

IFPB garante reforço na segurança para o Campus Cabedelo

Ampliação das ações foi assegurada pelo secretário da Segurança e Defesa Social
por Angélica Lúcio publicado: 26/03/2024 19h52 última modificação: 26/03/2024 19h56

 O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) garantiu, junto à Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba (Sesds), o reforço de ações de segurança no entorno do Campus Cabedelo. Devido a recentes episódios de violência no município, as aulas do período noturno da unidade estão terminando uma hora mais cedo (desde a última semana de fevereiro). Tal cenário levou a Reitoria do IFPB e a Diretoria-geral do campus a buscarem maior apoio das forças de segurança. 

O anúncio de que a  Sesds vai reforçar o policiamento ostensivo na área, além da adoção de outras medidas, foi feito pelo secretário da Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Francisco Bezerra Nunes, durante reunião com a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, e a diretora-geral do Campus Cabedelo, Turla Alquete. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (26), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, a pedido do Instituto. 

“A gente já vem com essa preocupação na área, desde o finalzinho do ano passado, e tem uma força-tarefa das polícias Militar, Civil e Bombeiros que foi criada para lá. A gente já vem dando esse foco, tem tido alguns resultados, mas vai intensificar o trabalho com algumas ações operacionais, mais algumas ações de repressão qualificada com as forças de segurança, para que a gente possa retomar ali a tranquilidade nessas áreas”, afirmou o secretário.

Jean Nunes salientou que reconhece a importância do IFPB e a relevância do Instituto para a região em que está inserido. “Então, a gente tem a obrigação de, cada vez mais, e agora mais ainda, dar essa atenção operacional, para tentar resgatar essa área para o Estado e para o Instituto”, destacou.

Para a reitora Mary Roberta, a reunião com o secretário da Segurança e Defesa Social foi muito produtiva, visto que ela e a diretora-geral do Campus Cabedelo tiveram a oportunidade de apresentar as necessidades do IFPB e puderam ouvir que as ações na área serão amplificadas.

“O secretário nos passou uma confiança em seu planejamento. Ele falou de várias ações que estão sendo desenvolvidas e nos escutou. Ouviu sobre a importância do campus naquela região e sobre as necessidades que nós temos hoje”, comentou a reitora Mary Roberta. Ela acrescentou que, durante a reunião, também foi entregue um ofício ao secretário, no qual é solicitado que sejam intensificadas as relações entre o IFPB e as forças de segurança. “Já temos uma ação especial da polícia, mas agora almejamos que isso seja ampliado, e ele nos garantiu essa ampliação”, disse.  

A diretora-geral do Campus Cabedelo avaliou o encontro como muito satisfatório. “Eu acho que a reunião foi bem positiva no sentido de nos esclarecer quais ações estão sendo realizadas pelo Governo do Estado e, ao mesmo tempo, de muita esperança de que consigamos reverter essa situação, seja para que a gente possa retornar ao horário normal das aulas, seja para que dê um pouco mais de conforto e alívio aos estudantes que são moradores de Cabedelo, que esse é o grande objetivo”, declarou Turla Alquete.

Reitora Mary Roberta e diretora-geral Turla Alquete em reunião com secretário da Segurança, Jean Nunes  6.jpeg  Reitora Mary Roberta e diretora-geral Turla Alquete em reunião com secretário da Segurança, Jean Nunes 10.jpeg

Ofício ressalta preocupação do Instituto com a segurança da comunidade

No ofício entregue ao secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, a Reitoria do  IFPB externou a crescente preocupação com a segurança dos estudantes, servidores, trabalhadores e familiares dos discentes no entorno da instituição e nos bairros Renascer, Jacaré, Portal do Poço, Jardim Jericó, Jardim Manguinhos, Camalaú e Centro, dentre outros, dado o recente aumento de ocorrências de violência na região.  

Conforme o documento, o IFPB solicita “urgentemente” a intervenção da Sesds no sentido de reforçar medidas que garantam a segurança da comunidade acadêmica. “Especificamente, pedimos a implementação de patrulhas regulares e pontos fixos de patrulha não apenas nas proximidades do IFPB em Cabedelo (Jardim Camboinha e Centro), mas também nos principais bairros de deslocamento de nossos estudantes, especialmente durante os horários de início e término das aulas nos três turnos”, cita o ofício.

No documento, é ressaltada ainda a necessidade de medidas preventivas na região, com abordagens integradas que envolvam não somente a vigilância e o patrulhamento, mas também ações de engajamento com a comunidade e com o governo municipal, a exemplo de iniciativas de programas de mediação de conflitos e a utilização de tecnologias de monitoramento.  

“Eu vou tratar esses pleitos com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, com o Bombeiro Militar”, assegurou Jean Nunes. “Nós temos aqui reuniões sistemáticas, semanais, e nessas reuniões eu vou apresentar, além de algumas ações que a gente já vai desenvolver, mas vou apresentar também esses (pleitos), para a gente poder intensificar e focar mais essas ações”, complementou o secretário Jean Nunes.  

(Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM-IFPB)


registrado em: