Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 03 > IFPB conquista 1° e 2° lugares na etapa nacional da Huawei ICT competition

Noticia

IFPB conquista 1° e 2° lugares na etapa nacional da Huawei ICT competition

Equipes das trilhas Cloud e Network agora focam na fase latino-americana
por Angélica Lúcio publicado: 11/03/2024 18h02 última modificação: 12/03/2024 12h30

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) conquistou o 1° e o 2° lugares nas trilhas Cloud e Network, respectivamente, da etapa nacional  da Huawei ICT Competition 2023-2024. A competição é realizada pela multinacional chinesa Huawei, fornecedora líder global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O resultado da premiação foi divulgado no dia 7 de março, em São Paulo, e agora as equipes do IFPB se preparam para a etapa latino-americana.

Na trilha Cloud, o IFPB subiu ao pódio com a equipe coordenada pelo professor Michel Dias. A vitória veio pelo esforço e o talento dos estudantes Pedro Sousa, Vinicius Silva e Abraão Borges. Nessa trilha, a equipe do Instituto Federal da Paraíba conquistou o 1° lugar ao disputar com estudantes da Universidade Estadual do Ceará, da Universidade do Estado de Mato Grosso, da Universidade de Fortaleza e do Instituto Federal do Tocantins.

Já na trilha Network, a equipe do IFPB conquistou o 2° lugar capitaneada pelo professor Marcelo Portela, que levou os estudantes Wesley Porto, Márcio Abrantes e José Galvão a se destacarem na competição. Nessa trilha, os estudantes do IFPB competiram com jovens do Instituto Federal do Tocantins, Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal da Bahia e Universidade Estadual do Ceará.

De acordo com o professor Michel Dias, que é coordenador de infraestrutura do Polo de Inovação do IFPB, a cerimônia de premiação em São Paulo foi carregada de emoções intensas. “Testemunhar duas de nossas equipes, competindo em modalidades distintas e alcançando o pódio, reafirma o compromisso do IFPB com a excelência”, afirmou. Para o docente, o sucesso não teria sido possível sem o apoio robusto recebido da Reitoria, das pró-reitorias e dos campi que estiveram diretamente envolvidos. “Motivados por esse reconhecimento, estamos mais determinados do que nunca a nos destacar na final latino-americana”, ressaltou.

Assista aqui ao anúncio da premiação

Já o professor Marcelo Portela comentou sobre o nível elevado da etapa final nacional da Huawei ICT Competition, na trilha Network. “Surpreendeu diante do elevado nível dos conteúdos elencados, mas que já traz a necessidade de sintonia fina com as etapas subsequentes”, explicou. “Estamos felizes com o avanço para a próxima fase e satisfeitos em ter conhecido diversos outros times valiosos na competição. A estratégia agora é incrementar os estudos, focando também em aspectos práticos para o projeto, implementação e troubleshooting dos cenários aplicados nos desafios”, arrematou o docente.

Etapa nacional da Huawei ICT Competition 1.jpeg  Etapa nacional da Huawei ICT Competition 2.jpeg

Etapa final no Brasil envolveu 45 alunos

Entre a fase preliminar e a final, a competição no Brasil contou com mais de mil estudantes de cursos de engenharia e de computação, representando mais de 90 instituições. Na etapa mais recente, os estudantes do IFPB estiveram em São Paulo nos dias 7 e 8 de março, para participar de uma prova teórica composta por 90 questões, formuladas em inglês, com pontuação máxima de 1.000 pontos. Nessa fase nacional, a disputa envolveu 45 alunos. A  etapa latino-americana ocorrerá no dia 2 de abril (em local a ser definido) enquanto a final mundial está programada para maio, na China.

Para o estudante Vinicius Silva, que integra a equipe do professor Michel Dias, participar da competição foi uma experiência incrível. “Conheci novos lugares, fiz várias conexões e adquiri conhecimentos valiosos sobre a Huawei. No entanto, o que mais me encheu de alegria foi poder representar o IFPB nessa etapa da competição e, juntamente com minha equipe, conquistar o primeiro lugar e trazer o prêmio para casa”, comentou o aluno, que cursa Engenharia Elétrica no Campus João Pessoa.

O estudante Wesley Porto, aluno do Curso de Tecnologia em Telemática do campus Campina Grande, também relatou sua impressão sobre o evento. “Participar do processo de treinamento está sendo bastante desafiador e satisfatório, pois, apesar das dificuldades encontradas, nosso nível de conhecimento vem aumentando dia após dia, o que trará grandes oportunidades para nossa formação e nossa vida profissional”. 

Conforme Wesley, o evento foi espetacular, muito organizado, com um clima de competitividade empolgante. “Fazer parte dessa competição, representando o nosso Estado e o IFPB, está sendo uma grande honra para nós, e agora, vamos representar não só o IFPB e a Paraíba, mas o Brasil na fase Latino-Americana”, disse. Ele acrescentou que a equipe está ciente da responsabilidade, mas confiante. ”Daremos o nosso melhor para trazer mais esse título para o IFPB e com isso, representar mais uma vez nosso país, Estado e instituição na fase Global".

Os alunos que conquistaram os troféus para o IFPB são dos campi de João Pessoa, Campina Grande e Esperança. A escolha das equipes que representaram o Instituto na Huawei ICT Competition 2023-2024 foi feita por meio de um processo de seleção interno, realizado em 2023, no qual foram aplicadas provas com questões teóricas e cenários práticos aos candidatos. 

SAIBA MAIS - A ICT Competition foi criada pela Huawei em 2015 com a intenção de difundir, entre os estudantes de tecnologia e engenharia, o conhecimento das áreas de tecnologias disruptivas: nuvem, redes e inteligência artificial. A competição visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), visto que a multinacional acredita  na educação como possibilidade de abrir portas para a transformação digital. 

Etapa nacional da Huawei ICT Competition 3.jpeg  Etapa nacional da Huawei ICT Competition 8.jpeg Etapa nacional da Huawei ICT Competition 7.jpeg

Etapa nacional da Huawei ICT Competition 5.jpeg  Etapa nacional da Huawei ICT Competition 4.jpeg  Etapa nacional da Huawei ICT Competition 1.jpeg

(Angélica Lúcio - Jornalista IFPB)