Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 03 > Governo Federal deve anunciar novos campi em 12 de março

Governo Federal deve anunciar novos campi em 12 de março

Setec realiza visitas para prospecção em quatro municípios paraibanos
por publicado: 07/03/2024 08h46 última modificação: 08/03/2024 16h03

A nova etapa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica deve ser anunciada no dia 12 de março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em solenidade no Palácio do Planalto. Esta é a expectativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) que estima 100 novos campi a serem implantados no país. Nesta segunda-feira, o secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira, cumpriu agenda de visitas técnicas aos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte a municípios com potencial para receberem um campus de instituto federal.

A reitora Mary Roberta Marinho e gestores do IFPB acompanharam a visita técnica nas cidades de Mamanguape, Sapé, Queimadas e Boqueirão, que pleitearam oficialmente a instalação de campi. Há meses, a instituição vem recebendo a visita de parlamentares e de prefeitos interessados na oportunidade de um novo campus para alavancar os índices educacionais dos municípios. Até o momento, não há decisão oficial do Ministério da Educação anunciada acerca de quais municípios irão receber novas unidades de institutos federais.

“No IFPB, temos um Grupo de Trabalho que realiza um estudo sobre a possível expansão da instituição e do interesse manifestado pelo Presidente Lula da Silva, participando de diálogos permanentes com vários prefeitos e parlamentares para esta possível expansão da Rede Federal. Acompanhar o professor Getúlio, Secretário da Setec, e participar ativamente das discussões na busca de cursos é muito importante para o cumprimento da missão institucional do Instituto Federal da Paraíba”, destacou a reitora Mary Roberta. IFPB setec 2.jpeg

“Estamos em busca de parcerias junto aos parlamentares, com as instituições de educação, com a sociedade civil organizada. Esta nova expansão da educação visa corrigir distorções e apoiar os municípios mais vulneráveis do Brasil. O espaço de diálogo é permanente com a classe política. Com os gestores e profissionais da educação será fundamental para que, juntos, participemos do processo desta nova expansão”, disse Getúlio à equipe de gestores do IFPB, durante a visita.

A expansão dos IFs integra o Novo PAC, que tem recursos na ordem de R$ 2,9 bilhões para a construção das novas unidades e equipamentos e mais R$ 1 bilhão para a consolidação dos campi existentes. O IFPB será contemplado, mas ainda não se sabe oficialmente a quantidade nem os municípios.

A reitora esteve acompanhada dos pró-reitores de Administração e Finanças, José Albino Nunes; de Ensino, Neilor Cesar dos Santos, dos diretores gerais dos campi Pedras de Fogo, Frederico Campos Pereira; Cabedelo Centro, Jailson Oliveira da Silva; Areia, Maria Cláudia Rodrigues; dos Diretores de Planejamento, Desenvolvimento Institucional e Interiorização, Anderson Bráulio; e de Articulação Pedagógica, Lucrécia Teresa Gonçalves, e dos Assessores Especiais, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira; e Adriano Melo.

Em Mamanguape, a comitiva foi recepcionada pela prefeita Eunice Pessoa, acompanhada da deputada estadual, Danielle do Vale, pelo procurador jurídico, Flávio Serafim, no Paço Municipal. Foram apresentados dados de educação do município e após reunião a comitiva seguiu para conhecer ambientes no município.

Na cidade de Sapé, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito Sidnei Paiva de Freitas e equipe, tendo a frente a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. Eles apresentaram o investimento em educação no município, dados sobre os estudantes, apresentação de possíveis áreas para instalação da unidade.

Em Queimadas, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito José Carlos de Sousa Rêgo, pela Secretaria de Educação, Rachel de Morais Castanha Moura, pelas coordenadoras pedagógicas, Tana Barreto e Camila Marques, pelo Secretário de Agricultura, Aurélio Albuquerque, pela Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer, Angélica Figueiredo, pela Assessora da Secretaria de Cultura, Any Ferreira, e pela Assessora Técnica da Secretaria de Saúde, Francisca Eugênia Bernardino Casimiro de Lima. Eles apresentaram dados educacionais e espaços viáveis.

No município de Boqueirão, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito João Marcos de Freitas, pela Secretária de Educação, Diana Matias, pela Coordenadora Geral de Educação, Maria Higina, pelo Secretário de Transporte, Erivaldo, pela Diretora da Escola Estadual José Braz de Rego, Claudia Roberta, pela Coordenadora Célia Araújo, pelos professores Jonas Duarte e Ezenildo Emanuel de Lima. A comitiva seguiu para conhecer ambientes no município.

Mamanguape IFPB getulio.jpegSape IFPB getulio.jpeg

Queimadas IFPB setec.jpegBoqueirao IFPB setec.jpeg