Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 03 > Enex é lançado oficialmente na reunião do Comitê de Extensão e Cultura

Enex é lançado oficialmente na reunião do Comitê de Extensão e Cultura

Programação de dois dias no Campus Monteiro discutiu ainda os futuros editais de programas
por publicado: 13/03/2024 15h37 última modificação: 13/03/2024 15h37

A 39ª Reunião Ordinária do Comitê de Extensão e Cultura do IFPB foi realizada no Campus Monteiro entre os dias 11 e 12 de março com uma extensa pauta. O encontro marcou o lançamento oficial da sétima edição do Encontro de Extensão e Cultura do IFPB (Enex) que será realizado de 18 a 20 de setembro, também em Monteiro. Os participantes foram os gestores da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB, os coordenadores de extensão e cultura dos campi, estudantes, representantes da sociedade civil, da Universidade Estadual da Paraíba e da Secretaria de Educação do Estado.

Entre os temas tratados pelo Comitê estavam as minutas dos editais dos Programas Institucionais de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEXC Projeto) e de Apoio a Eventos de Extensão e Cultura (PROEVEXC). Foi planejado o lançamento dos editais 2024 da Proexc.

comite extensao e c ultura ifpb.jpeg Na ocasião, também foi apresentada a nova editora-chefe da “Revista Práxis: saberes da extensão”, a coordenadora de extensão tecnológica da Proexc, professora Alexsandra Chaves. Outro ponto de pauta foi o fechamento das ações de extensão e cultura de anos anteriores e está prevista a criação da comissão que vai lidar com as Instruções Normativas (INs) para Empresas Juniores (EJs) e Escritórios Modelo, o que deve ser discutido em futura reunião extraordinária.

7º Enex

Uma maquete digitalizada e animada mostrando como vão ser os ambientes durante o Enex foi apresentada para o Comitê. A sétima edição do encontro traz a temática central “Compartilhando saberes e gerando conhecimento: o diálogo como princípio democrático de transformação da realidade”. Durante o evento, é realizado o Festival de Intérpretes do IFPB (Festin), além de feira de economia solidária, apresentação de trabalhos e rodas de diálogo.

enex IFPB mesa.jpeg Para o lançamento oficial, foi formada uma mesa de honra com as presenças da Pró-reitora Josi Batista, do Diretor Geral do IFPB Monteiro, Abimael Silva, do coordenador de extensão e cultura do campus, Cristian Fabrício, e do presidente da Comissão Organizadora, Alexsandro Ribeiro, diretor de Extensão Popular e Rural.

O evento de lançamento contou com a apresentação cultural do Grupo Maracajá Sax, projeto de extensão do campus Monteiro do IFPB. Para a Pró-reitora Josi Batista, “o Enex é o evento de maior relevância para a comunidade extensionista, é o momento de encontro e partilha de saberes e experiências vivenciadas junto aos coletivos socioculturais dos territórios de abrangência dos campi.”

Edição: Ana Carolina Abiahy - jornalista da DGCom com material da Proexc