Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 03 > Colégio de Dirigentes se reuniu nesta sexta-feira (22)

Colégio de Dirigentes se reuniu nesta sexta-feira (22)

Reunião em formato virtual tratou temas institucionais
por Patrícia Nogueira publicado: 22/03/2024 12h29 última modificação: 25/03/2024 10h51

A Reitora do IFPB, Mary Roberta, reuniu nesta sexta-feira (22) o Colégio de Dirigentes . Na pauta estavam temas de interesse institucional que foram debatidos junto aos diretores e pró-reitores.

A reunião iniciou com a apresentação da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing acerca dos novos procedimentos de solicitação de serviços através da central de chamados no Suap. A Diretora Mayara Fonseca explanou que a central partiu de uma necessidade de organizaçã do fluxo interno de trabalho do setor e trará mais eficiência para o atendimento das demandas da reitoria e dos campi. Também foi apresentado de forma breve ações que fortaleceram os canais de comunicação do IFPB sempre na busca pela transparência e eficiência pública.

O segundo ponto de pauta versou sobre o detalhamento acerca da resolução que trata da Regulamentação para a Gestão das Atividades Docentes do IFPB. Os questionamentos dos diretores foram esclarecidos pelo relator do processo Lício Romero e também pela Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha, que fez parte a comissão responsável por constituir a resolução. Para a Reitora do IFPB esses esclarecimentos são necessários para padronizar os procedimentos e fortalecer a instituição.

Sistema deve estar disponível em 2024.2 - A reitoria está trabalhando para adequar seus sistemas para atender a nova resolução. O Pró-Reitor de Ensino Neilor César pontuou sobre como o Suap está sendo desenvolvido. "Precisamos ter o mais rápido possível esse sistema rodando pois pela resolução nosso prazo é para 2024.2". O professor Neilor afirmou que haverá um debate e detalhamento maior entre os diretores e diretores de ensino num momento posterior, através da criação de um grupo de trabalho.

Outro ponto de pauta abordado foi a apreciação da Minuta de Instrução Normativa sobre Compras e Contratações Compartilhadas, apresentada pelo Diretor Francisco João de Deus. Ele apresentou o regulamento de compras compartilhadas e o impacto que traz para o dia-dia da instituição. A pauta voltará para a comissão, passará pela procuradoria e depois será apresentada no Conselho Superior.

Por fim, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia Sousa, apresentou o andamento organização dos Jogos Intercampi, informando que já foi enviado oficio para os campi e está sendo feito o levantamento das unidades que sediarão as etapas locais. A previsão é de que seja realizado no segundo semestre. Os vencedores irão para as etapas nordeste e nacional. Detalhes com relação às sedes serão divulgados posteriormente.

Informes das ações dos membros:

A reunião finalizou com os informes das Pró-reitorias, Polo de Inovação, Arinter e DGTI acerca das principais atividades em andamento. Confira abaixo alguns tópicos relevantes:

REITORIA - Ações de estreitamente de relações com a China e Japão; premiações da Huawei com estudantes de campi do interior; reunião com a CGU sobre a Lei de Acesso à Informação e resolução de demandas; orçamento vindo de emendas parlamentares e pagamento de obras em andamento; novos campi, dentre outros informes.

PROEXC - Semana Pedagógica nos campi; lançamento do Enex ocorrido em Monteiro; início das aulas do mulheres mil; cursos novos para gestores escolares e Energife.

PRE – Agendamento de reunião sobre o processo de expansão e consolidação para troca de percepções acerca do cenário e diálogo com os gestores;

PRPIPG – Lançamento de edital de pesquisa voltados para a EaD; andamento do edital de afastamento; realização do Connepi em Belém; novidades na área de inovação e propriedade intelectual.

PRAE – Programa Pé de Meia, com a previsão de lançamento da base de dados para consulta no dia 25 por parte do governo federal.

POLO DE INOVAÇÃO - Conferência estadual de tecnologia e inovação com a presença de comissão do IFPB; classificação do polo como unidade ouro na Embrapii, com a possibilidade de aumentar o seu escopo de atuação, dentre outros benefícios.

ARINTER – Welcome day dos estudantes estrangeiros. Participação da Arinter no Fórum de Internacionalização, com a apresentação do Programa de Estudantes Convênio (PEC) e convite para coordenar o GT nacional do PEC; seleção dos servidores em editais do Conif para estudar no exterior; adesão ao Programa Paraíba sem Fronteiras, dentre outros.

O Colégio de Dirigentes é um órgão de caráter consultivo e de apoio ao processo decisório da Reitoria. As reuniões ocorrem sistematicamente e seguem calendário próprio estabelecido.