Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 03 > Assinado Termo de Ajustamento de Conduta do PREAMAR

Assinado Termo de Ajustamento de Conduta do PREAMAR

IFPB, Governo do Estado, MPF e nove municípios do litoral paraibano estão envolvidos no projeto
por Patrícia Nogueira publicado: 25/03/2024 12h12 última modificação: 27/03/2024 08h26

O Instituto Federal da Paraíba está participando de uma importante ação de contribuição na gestão e na proteção da zona costeira do estado. Nesta segunda-feira (25) foi assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas (PREAMAR-PB), envolvendo órgãos como Ministério Público Federal, Instituto Federal da Paraíba, Governo do Estado e mais nove cidades do litoral paraibano.

O programa tem por objetivo salvaguardar a integridade da costa paraibana e mitigar os impactos adversos da erosão costeira e será o responsável por desenvolver e implementar soluções eficazes que visam não apenas a proteção ambiental, mas também a sustentabilidade a longo prazo das áreas litorâneas envolvidas.

Nove municípios costeiros estão participando do projeto: João Pessoa, Cabedelo, Conde, Lucena, Pitimbu, Rio Tinto, Baía da Traição, Marcação e Mataraca.

Para o Coordenador Geral do Projeto, professor do IFPB Claudio Dibas este é um evento importante para o desenvolvimento sustentavel paraibano: “É um compromisso coletivo na busca de soluções alternativas frente aos desafios que o litoral da Paraíba tem”, destacou.

A Reitora do IFPB Mary Roberta, ressaltou a significância do trabalho dos pesquisadores das instituições acadêmicas para o meio ambiente e proteção dos corais do ecossistema. “Para a academia este é um momento singular. É uma oportunidade de trazer a nossa voz aos gestores municipais. No Preamar nós temos uma oportunidade de contribuição, em vários aspectos”, destacou a Reitora Mary Roberta.

O PREAMAR, através de um diagnóstico ambiental da costa paraibana, se propõe a instalar recifes naturais marinhos, desenvolver áreas temáticas para mergulho contemplativo e restaurar ecossistemas coralíneos naturais. O diagnóstico auxilia o governo na tomada de decisões voltadas para o desenvolvimento sustentável na costa paraibana. Para tanto, serão desenvolvidos estudos nos 113km de litoral paraibano, ao longo de 18 meses.

São parceiros do projeto o Governo do Estado, IFPB e Ministério Público Federal, com a interveniência da Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec).

Participaram da solenidade, a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, o Procurador da República titular do 12º ofício na paraíba, João Raphael Lima Sousa; Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento Da Paraíba – CINEP, Rômulo Soares Polari Filho; representantes do governo do estado e os prefeitos das cidades envolvidas.