Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 03 > Arinter do IFPB participou do Forinter no IFAC

Arinter do IFPB participou do Forinter no IFAC

O Forinter debateu ações de internacionalização dos Institutos Federais
por publicado: 18/03/2024 16h20 última modificação: 19/03/2024 17h18

A Assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, professora Mônica Montenegro, participou do Fórum dos assessores de relações internacionais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Forinter) que aconteceu na Reitoria do IFAC, no período de 11 a 15, do corrente mês. O evento contou com a participação de 30 gestores da área de internacionalização dos Institutos.

A reitora do IFAC, professora Rossana Cavalcanti, recepcionou os participantes do Forinter e encaminhou as orientações do Conif para o referido evento. Ela abordou as ações da Câmara de Relações Internacionais do Conif, da qual é membro, enfatizando a necessidade de estreitar as relações entre o órgão e o Forinter, e também falou sobre a importância do Congresso Mundial da World Federation of College and Polytechnics – WFCP.

O Forinter é um dos órgãos de assessoramento das Câmaras Temáticas do Conif, composto por um representante de cada instituição da Rede Federal, sendo responsável pelas ações sistêmicas vinculadas ao tema das relações internacionais.

O grupo se reúne duas vezes ao ano com a finalidade de compartilhar e discutir questões relacionadas a ampliação dos processos de cooperação e intercâmbio internacionais dos Institutos Federais, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Essa foi a primeira vez que o Forinter aconteceu no IFAC.

A programação do evento abordou temas de grande importância para os avanços nos processos de internacionalização dos Institutos Federais que, atualmente, já mantêm protocolos de intercâmbio técnico, científico e cultural com diversos países do mundo; processos estes, que contribuem para a melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica no Brasil, bem como em outros países.

Segundo a assessora internacional do IFPB, professora Mônica Montenegro, no referido evento foram debatidos temas relevantes da internacionalização dos Ifs, a exemplo das ações, programas, parcerias e oportunidades entre a Embaixada dos E.U.A e a Rede Federal; potencialidades da parceria Franco-brasileira; balanços das ações desenvolvidas, além dos planos e projetos para 2024.

E mais: elaboração da agenda internacional da Rede Federal/2024; oportunidades internacionais para estudantes e servidores, além de outros assuntos de destaque na área de intercâmbio internacional.

O coordenador do Forinter, Anderson Galvão, do IFB, apresentou um balanço das ações desenvolvidas pelo Fórum em 2023 e as perspectivas para 2024. Participaram, também do evento os gestores da Diretoria de Relações Internacionais do Conif, Carol Oliveira e João Protelli, que falaram sobre planos e projetos para este ano.

Entre os encaminhamentos da reunião do Forinter, para 2024, foi anunciado um edital, através do Conif, para intercâmbio estudantil internacional.