Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 02 > Ouvidoria Geral do IFPB será conduzida pela primeira vez por uma mulher

Ouvidoria Geral do IFPB será conduzida pela primeira vez por uma mulher

Solenidade de posse será no dia 29 de fevereiro no auditório da reitoria
por Heranir Oliveira publicado: 23/02/2024 09h00 última modificação: 23/02/2024 10h37

Um serviço fundamental que contribui para a transparência, ética e a qualidade do serviço público, ao permitir que a comunidade educacional expresse suas preocupações, sugestões ou denúncias de forma anônima e imparcial. Assim é a Ouvidoria. Esse canal democrático de comunicação vai passar a ser conduzido pela primeira vez no Instituto Federal da Paraíba por uma mulher. A posse será no dia 29 de fevereiro no auditório da reitoria.

A nova Ouvidora Geral do IFPB, Edezilda Alves, foi eleita através do voto direto de estudantes, técnico-administrativos e docentes em setembro do ano passado para um mandato de três anos, a suplente eleita é Larissa Vasconcelos. A comunidade também escolheu novos representantes da Ouvidoria em oito campi.

O professor Rômulo Gondim, que foi diretor-geral do antigo Cefet-PB, lembra que a primeira Ouvidoria foi criada em agosto de 2002 tendo como titular o professor de Física Nilson Fernandes. “Após o período de transição, em 2003 quando assumiu o governo naquela época o Presidente Lula, houve uma orientação da Setec de implantar as ouvidorias. Em toda instituição pública é importante que exista esse contato da comunidade com a gestão na resolução de seus problemas” disse professor Rômulo que também atuou como Ouvidor.

Na solenidade também serão empossados os representantes da Ouvidoria nos campi Campina Grande (Edmilson Dantas), Itabaiana (Evandro Filho), Mangabeira (Iria Raquel), Monteiro (Daniella Siqueira), Picuí (Jandeilson de Arruda), Princesa Isabel (Adriana Araújo), Santa Luzia (Clara Marinho) e Sousa (Francisca Trajano como titular e Paula Meireles como suplente).

A cerimônia de posse será no dia 29 de fevereiro às 08h30 no auditório da Reitoria (Edifício Coriolano de Medeiros). Foram convidadas autoridades de várias instituições, entre elas, representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral do Estado, Defensoria Pública da União, CGU, e das Ouvidorias da UFPB, UFCG, UEPB e do TJPB.

PerfilEdezilda Alves.jpeg

A nova Ouvidora Geral a ser empossada, Edezilda Regina Sales Alves, é formada em jornalismo e em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba e tem Pós-Graduação em Gestão Pública pela Faculdade Internacional Signorelli. Natural da cidade de Areia, ingressou no IFPB em 2014, atuou no Campus Campina Grande e atualmente integra a equipe da PRE na Reitoria.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM