Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 02 > Novos alunos do PROFNIT são recepcionados

Novos alunos do PROFNIT são recepcionados

Aula inaugural contou com a participação de representantes do Ecossistema de Inovação
por Patrícia Nogueira publicado: 23/02/2024 12h41 última modificação: 23/02/2024 15h14

O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT vem cada vez mais se consolidando no IFPB. Nesta última quinta-feira (22) no auditório do IFPB Campus Campina Grande dez novos estudantes foram recepcionados.

O programa foi iniciado na instituição em 2017 e desde então vem oferecendo oportunidades de capacitação e aperfeiçoamento em inovação, difusão tecnológica e transferência de tecnologia, as perspectivas futuras e ações presentes, com quase 70 profissionais formados.

A solenidade da aula inaugural contou com a participação do Ecossistema de Inovação do IFPB, representado por Valdecir Moreno, Thyago Silveira e Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, da Diretora Geral, Ana Cristina Alves de Oliveira Dantas, do Diretor de Administração, Jacinto Faustino Américo, e do Coordenador do Programa PROFNIT, Katyusco de Farias Santos, além de professores, técnicos, convidados, egressos e novos estudantes.

A Diretora do Instituto Nacional do Semiárido, Mônica Tejo Cavalcanti, explanou sobre a importância do mestrado PROFNIT para a região e para as instituições. Apresentou a atuação nacional do INSA, colocando-se a disposição para visitas técnicas, pesquisas e outras oportunidades de parcerias.

Andréa de Melo Pequeno deu boas vindas a todos os estudantes e presentes, apresentou o Programa de Mestrado PROFNIT, detalhando o curso, horários e demais detalhes de funcionamento, orientando sobre informações importantes para os novos estudantes.

Ramiro Manoel apresentou o Parque Científico e Tecnológico Sinergia do Instituto Federal da Paraíba, as prospecções realizadas, projetos em andamento e mostrou como acessar os dados do Ecossistema de Inovação no site do IFPB. Valdecir Moreno apresentou o Polo de Inovação, o credenciamento a Unidade EMBRAPII, projetos desenvolvidos, ações de capacitações, instalações utilizadas, oportunidades de trabalhos, Editais abertos, dentre outras informações institucionais.

Thyago Silveira apresentou a NEO IFPB Agência de Inovação, apresentando as relações do Ecossistemas de Inovação, que abrange o Parque Sinergia IFPB, o Polo de Inovação IFPB, a Agência de Inovação e a Fundação de Apoio, projetos e regulamentos desenvolvidos e ações futuras e as que estão em curso. Já Katyusco de Farias Santos fez um relato do histórico do PROFNIT desde o início.

Ana Cristina Alves de Oliveira Dantas apresentou o histórico do IFPB Campus Campina Grande, os desafios e oportunidades, fez relato das instalações existentes e dos equipamentos, mais de 60 laboratórios, restaurante, ginásio, programas de apoio estudantil e de saúde, dentre outros importantes informações do funcionamento institucional.

*Com a colaboração de Ramiro Pinto - Assessor do Parque Sinergia