Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 02 > Novas turmas do programa EnergIFE realizam aula inaugural

Noticia

Novas turmas do programa EnergIFE realizam aula inaugural

Cursos iniciaram nos campi João Pessoa, Esperança, Patos e Cajazeiras
por Ana Carolina Abiahy publicado: 06/02/2024 15h57 última modificação: 06/02/2024 15h57

O Programa Qualifica Mais EnergIFE iniciou o ciclo do ano 2024 no Instituto Federal da Paraíba com as primeiras turmas do curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos). Aulas inaugurais foram realizadas nos campi do IFPB em João Pessoa, Esperança, Patos e Cajazeiras, nesta segunda-feira, 05 de fevereiro.  

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) foi implantado em 2022 em quatro campi do IFPB, mas, neste ano, o EnergIFE foi ampliado e irá alcançar nove campi. O EnergIFE proporciona qualificação profissional em uma das áreas mais promissoras da atualidade com cursos presenciais gratuitos, com carga horária de 200 horas. No âmbito sistêmico do IFPB, é a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) quem orienta as atividades. 

joaopessoa ifpb energife.jpeg Na aula inaugural do campus João Pessoa, o representante da Proexc foi o diretor de Extensão Popular e Rural, Alexsandro Ribeiro. Na ocasião, ele destacou o papel das políticas de extensão que envolvem a comunidade e a instituição. Alexsandro ressaltou todos os benefícios que os estudantes podem ter a partir do curso e os serviços disponíveis no IFPB. Os estudantes recebem uma ajuda de custo para o deslocamento nos dias de aula. 

No dia 19 de fevereiro, está programada a aula inaugural do campus Santa Luzia. O Programa disponibiliza 1360 vagas no IFPB em 2024. Ainda neste primeiro semestre, devem começar as aulas nos campi de Santa Rita, Guarabira, Picuí e Campina Grande.