Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 02 > IFPB recebe prêmio Cidadania Digital em Ação

IFPB recebe prêmio Cidadania Digital em Ação

Trabalho do Campus Cajazeiras enfatizou o uso seguro e responsável das tecnologias
por Patrícia Nogueira publicado: 07/02/2024 12h37 última modificação: 15/02/2024 11h29

Na data em que é comemorado o dia da Internet Segura, 06 de fevereiro, uma equipe de estudantes do Curso Técnico Integrado em Informática do IFPB Campus Cajazeiras, liderada pelo professor João Paulo de Oliveira foi anunciada como vencedora do Prêmio Cidadania Digital em Ação, promovido pela empresa SaferNet em parceria com o governo Britânico.

Trata-se do trabalho intitulado INTIN Tech News, uma página das redes sociais com publicações didáticas, produzidas e publicadas pelos próprios estudantes abordando temáticas sobre segurança, empatia, cyberbuling, dentre outros. O professor João Paulo lançou a ideia para a turma e logo teve o desafio aceito. O objetivo de ajudar as pessoas a entender sobre segurança no meio tecnológico, por meio de conteúdos de fácil acesso, foi alcançado.
"Na verdade o prêmio foi consequência de um processo de aprendizagem. Inicialmente, não tínhamos nenhuma pretensão a algum prêmio, mas sim no processo de aprendizagem deles", disse João Paulo que já é um adepto das metodologias de aprendizagem ativa, tornando os estudantes protagonistas do processo de aprendizagem. "Eles trabalharam durante todo o processo o pensamento crítico, comunicação, colaboração, coordenação e, principalmente, criatividade. Habilidades que serão cruciais para a vida estudantil deles", comentou.

A estudante Maria Eduarda Calixto esteve na solenidade de premiação em São Paulo. Para ela o sentimento foi de muito orgulho por fazer parte da equipe. "Participar desse desafio foi incrível. A cidadania digital é uma temática de estudo muito importante pois é a resposabilidade que devemos ter no meio da tecnologia. Devemos ter cuidado com nossos dados, nossa privacidade, ter empatia e respeito. Somos cidadãos, temos direitos e deveres e a mesma coisa no mundo digital, temos direitos e deveres", ressaltou a estudante que cursa o primeiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Além de Maria Eduarda, outros 38 estudantes fizeram parte da equipe, todos da turma do 1º ano.

O Diretor Geral do Campus Cajazeiras, Professor Abinadabe Andrade recebeu com muito orgulho o resultado: "a premiação reconhece a relevância da conscientização cidadã no universo digital, destaca não apenas a competência técnica de nossos estudantes, mas também o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a formação integral de cidadãos responsáveis e atuantes na sociedade contemporânea", disse o Diretor parabenizando a equipe. "Acreditamos que essa premiação seja apenas o início de uma jornada de sucesso e impacto positivo que esses jovens terão em nossa sociedade", conclui.

O IFPB concorreu com 15 escolas de sete estados diferentes que aderiram ao projeto "Disciplina de Cidadania Digital", criado pela empresa Safernet e pelo Governo Britânico para incentivar um currículo escolar voltado para esse tema. O projeto faz parte do Programa de Acesso Digital, iniciativa britânica implementada em vários países do mundo.