Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 02 > IFPB promove "Welcome Day" para novos estudantes do PEC-G

Noticia

IFPB promove "Welcome Day" para novos estudantes do PEC-G

Alunos do continente africano vão estudar no Campus João Pessoa e no Campus Sousa
por Angélica Lúcio publicado: 20/02/2024 18h51 última modificação: 23/02/2024 10h17

Numa cerimônia festiva, o Instituto Federal da Paraíba deu as boas-vindas, hoje (20), aos estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) – edição 2024. O “Welcome Day” foi realizado no auditório da Reitoria, em João Pessoa-PB, numa promoção da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter), com coordenação do PEC-G, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino.

Dentre os estudantes vinculados ao PEC-G, há alunos oriundos de Benim, Gana, Congo/Brazaville, Burkina Faso, República Democrática do Congo e Nigéria, países situados no continente africano. O “Welcome Day” começou nesta terça-feira, mas a programação segue até sexta-feira, 23, na Reitoria. 

Uma parte dos estudantes do PEC-G/ edição 2024 fará graduação no Campus João Pessoa e no Campus Sousa, e a outra parte fará o Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (Clipe) no Campus João Pessoa, sob supervisão de Mônica Montenegro, coordenadora do PEC/PLE e PEC-G.

Ao falar para os estudantes, a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, destacou a importância da internacionalização do Instituto e ressaltou o bom relacionamento com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que enviou uma representante ao evento. A reitora ainda incentivou os novos alunos e alunas do PEC-G a buscarem ajuda dos profissionais do IFPB, caso necessário. “Não sejam tímidos em nos procurar. Estamos aqui como irmãos, mais do que educadores”, disse.  

Welcome Day 19.jpeg

A dirigente também relembrou as primeiras investidas do IFPB com o PEC-G, para receber alunos de outros países. “Teve um dia que a gente resolveu arriscar a colocar um curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros. E só a partir daí que a gente teve essa satisfação de recebê-los. Então, quando a gente recebe essa turma, a gente volta no tempo”, afirmou Mary Roberta, que aproveitou a ocasião para parabenizar a professora Mônica Maria Montenegro, coordenadora do PEC/PLE e PEC-G, pela insistência e coragem em trazer o programa para o Instituto. 

Em seu pronunciamento para os estudantes, a professora Mônica Montenegro desejou boas-vindas ao grupo. “Hoje é um dia de alegria e de gratidão por termos todos vocês aqui”, disse. Ela manifestou o desejo de que os alunos e alunas do PEC-G possam realizar seus sonhos e citou como exemplo de êxito nessa jornada acadêmico-internacional o aluno egresso do IFPB Christian Félix Gbèdandé Azonyetin, que, inclusive, fez a interpretação do “Welcome Day” em francês. 

“Christian foi nosso aluno de português. Ele já tinha o curso de graduação e voou para o mestrado. Eu tive a honra de recomendá-lo, de dar a carta de referência. Christian fez o mestrado e agora é professor da Universidade Federal da Paraíba”, afirmou Mônica Montenegro, externando grande satisfação. 

Alunos recebem Certificação de Honra ao Mérito Acadêmico 

Além da apresentação dos estudantes, com entrega de kit de boas-vindas, a programação do evento também incluiu um momento especial para entrega de certificados de Reconhecimento aos campi João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande e Sousa; e de Parceria à  Associação de Alunos Estrangeiros Ingressos pelo PEC-G (APEC-G). 

Dois alunos também foram homenageados com Certificação de Honra ao Mérito Acadêmico: Josef Mario Cadjonan, estudante do curso de Administração –Campus João Pessoa (Edição 2023); e Kponjesu Babatundé Aurex-Spéro, estudante do curso de Engenharia de Computação - Campus Campina Grande (Edição 2023).

Welcome Day 6.jpeg      Welcome Day 7.jpeg

O “Welcome Day”, além da presença da reitora Mary Roberta e da professora Mônica Montenegro, contou com a participação das seguintes autoridades: Elisa Maia, da Divisão de Cooperação Educacional (DCE) do Ministério das Relações Exteriores; Silvana Costa, pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; Lucrécia Petrucci, representando a pró-Reitoria de Ensino; Ricardo José Ferreira, diretor do Campus João Pessoa; Turla Angela Alquete, diretora-geral do Campus Cabedelo, Ana Cristina Alves, diretora-geral do Campus de Campina Grande; Racknelly Alves Sarmento, Diretora de Desenvolvimento de Ensino, na ocasião representando a direção-geral do Campus Sousa, dentre outros.

Brasil selecionou quase 700 alunos e alunas em 2024

Durante o evento de recepção aos novos estudantes,  ainda houve uma apresentação de Elisa Maia, da Divisão de Cooperação Educacional do Ministério das Relações Exteriores. Em sua explanação, ela deu dados gerais sobre o programa, como funciona e falou sobre as novas regras de acesso ao PEC-G e a bolsas.

Atualmente, 73 países participam  do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação do governo brasileiro. O País oferece vagas  gratuitas em mais de 100 instituições de ensino superior, públicas ou privadas. Entre 2002 e 2024, mais de 12.500 estudantes estrangeiros foram selecionados para estudar no Brasil. No processo seletivo mais recente, 692 alunos foram selecionados. Na Paraíba, três instituições integram essa lista: Instituto Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande. 

“Para mim é sempre um prazer muito grande participar das boas-vindas aos selecionados no PEC-G, porque lá no Ministério a gente acompanha a candidatura de vocês desde o início”, declarou Elisa Maia, lembrando diversos momentos do processo de seleção e ingresso dos estudantes no Brasil até o recebimento dos diplomas. “Ver o nomezinho de vocês nos diplomas já é uma alegria muito grande. Mas raramente eu tenho oportunidade de ver vocês pessoalmente. É sempre um prazer muito grande poder conhecer vocês”, disse.  

(Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB)