Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 02 > IFPB assina carta de intenções com Governo da Paraíba na área cultural

Noticia

IFPB assina carta de intenções com Governo da Paraíba na área cultural

Proexc e Secult estreitam laços na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
por Ana Carolina Abiahy publicado: 26/02/2024 16h21 última modificação: 26/02/2024 16h28

O Instituto Federal da Paraíba e o Governo do Estado assinaram uma carta de intenções que dá continuidade às ações já empreendidas em parceria e que têm fomentado produções culturais locais. Desde o ano passado, o IFPB, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), e o Governo da Paraíba, por intermédio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), desenvolvem ações em conjunto que têm contribuído para descentralizar o acesso aos recursos para projetos culturais com fomento de recursos públicos.

Em 2023, o IFPB disponibilizou os seus campi, com servidores e estudantes, devidamente remunerados por bolsa temporária, para o atendimento de grupos culturais interessados em se inscrever nos editais de fomento lançados pelo governo do estado no âmbito da Lei Federal Paulo Gustavo. Além dos campi do IFPB em Areia, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita, Soledade e Sousa, o IFPB também orientou equipes para o atendimento nas cidades de Sumé, Cuité e Pombal.

Na terça-feira passada, dia 20 de fevereiro, uma nova carta de intenções foi assinada entre o secretário de estado de Cultura, Pedro Daniel de Carli Santos, e o pró-reitor de Ensino do IFPB, Neilor César dos Santos, representando a reitora Mary Roberta Meira Marinho. A assinatura aconteceu em solenidade presidida pelo governador João Azevedo Lins com presença da pró-reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Maria José Batista (Josi), que considerou importantíssima a reafirmação da parceria bem sucedida. O evento foi realizado na Funesc durante posse do Conselho Estadual de Cultura em que o governador anunciou o investimento de R$ 50 milhões para a área cultural na Paraíba. PROEXC IFPB GOV ASSINATURA 2.jpg

Para este ano de 2024, a parceria deve envolver inicialmente a operacionalização da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) na Paraíba e favorecer outros projetos culturais anunciados. Segundo informações do secretário Pedro Santos, o Pnab vai disponibilizar R$ 36 milhões de recursos vindos do Governo Federal para a Paraíba. Entre os projetos do estado a serem beneficiados está o Paraíba Junina que foi lançado na ocasião.

De acordo com o diretor de Cultura da Proexc-IFPB, Erivan Lopes Tomé Junior, somente no âmbito da Política Aldir Blanc, devem ser cerca de sete a oito meses de atendimento nos birôs criativos instalados no IFPB e polos parceiros. Segundo Erivan, ainda será detalhada a participação do IFPB, mas devem ser necessários servidores para prestar o atendimento, a serem selecionados via edital e remunerados com bolsa temporária, a ser gerenciada pela Funetec. 

A parceria da Secult e do IFPB pretende fomentar a cultura na Paraíba, democratizando e facilitando o acesso dos artistas locais, às ações e editais do Governo do Estado; realizar oficinas de formação cultural, incluindo a capacitação para a elaboração de projetos; disponibilizar espaço físico para realização de oficinas; e possibilitar aos produtores culturais e artistas locais o acesso a computadores com internet, para conhecimento dos editais e realização de inscrições. A Secult já destacou o papel fundamental do apoio do IFPB para que a Paraíba se sobressaísse nacionalmente na quantidade de projetos culturais propostos. 


registrado em: