Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 02 > Equipe do IFPB Catolé do Rocha é finalista da Febrace

Noticia

Equipe do IFPB Catolé do Rocha é finalista da Febrace

Feira Brasileira de Ciência e Engenharias selecionou trabalhos de 124 mostras no país
por Ana Carolina Abiahy publicado: 08/02/2024 17h11 última modificação: 08/02/2024 17h11

Uma equipe do Campus Catolé do Rocha do Instituto Federal da Paraíba é finalista da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharias (Febrace) que ocorre anualmente em São Paulo, sendo um dos eventos científicos mais renomados no meio estudantil. A Febrace 2024 ocorre de 18 a 22 de março, no Inova USP.

Os estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico, Pedro Lucas Paiva dos Santos, Lara Bianca Vieira Dias e Nielson Maycon de Sousa, orientados pela professora de Química, Tainá Souza Silva, foram selecionados a partir da aprovação do trabalho de pesquisa "Construção de fotômetro para análise de remoção de corante têxtil em soluções aquosas". O projeto que deu origem à pesquisa foi fomentado com recursos internos do IFPB por meio do Edital Interconecta nº 7/2023 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG).

A equipe do IFPB vai apresentar a pesquisa na Mostra de Finalistas da Febrace, junto aos melhores trabalhos selecionados de 124 mostras científicas de várias regiões do país, e concorrerão a diversos prêmios - entre eles a oportunidade de representar o Brasil na International Science & Engineering Fair 2024 (Regeneron ISEF) nos Estados Unidos. 

2 equipe Febrace Catole IFPB 24 - Copia.jpeg A estudante Lara Bianca, que já teve um projeto selecionado na Febrace quando estava no ensino fundamental, mas não pôde participar presencialmente devido à pandemia, comemorou a seleção. “Acho uma honra o nosso projeto poder participar da maior feira de ciências do Brasil, uma conquista para nossa equipe e para o nosso campus! Certamente fruto do nosso esforço no projeto em que nos dedicamos tanto. A Febrace sempre foi um sonho para nossa equipe. É sem dúvidas a realização de um sonho de criança poder representar o IFPB nessa última etapa”, destacou Lara, que faz o curso técnico em Informática.

Segundo Lara Bianca, o desenvolvimento do projeto foi uma experiência incrível. “Novos aprendizados científicos e sociais, sempre aprofundando meus conhecimentos junto com meus colegas de pesquisa. O companheirismo da equipe, tanto dos alunos quanto da nossa orientadora foi fundamental para essa experiência. Vivências novas em laboratório, sala de aula, simpósios de pesquisa e feiras de ciência que marcarão nossa trajetória acadêmica no instituto”, frisou a estudante. Os alunos Pedro e Nielson concluíram recentemente o curso técnico em Edificações.  

3 equipe Febrace Catole IFPB 24 - Copia.jpeg A pesquisa busca alternativas de baixo custo para diminuir a poluição industrial, ao mesmo tempo em que reaproveita materiais que seriam descartados, contribuindo para uma abordagem mais responsável e consciente em relação ao meio ambiente. A solução apresentada é viável para o setor têxtil que emite efluentes líquidos, muitos com corantes tóxicos. Esses poluentes são frequentemente descartados sem tratamento adequado, resultando na contaminação de rios. 

Para tratar esses problemas, os processos oxidativos avançados têm se destacado como alternativas eficazes na remoção de corantes de efluentes. Porém, para analisar a concentração de soluções de corante, é comumente utilizado um espectrofotômetro, aparelho de alto custo e de difícil acesso na região. 

O grupo de pesquisa do IFPB realizou testes de degradação de um corante têxtil através do processo Fenton-like, utilizando reagentes comerciais (vinagre e água oxigenada) e resíduo de cerâmica vermelha (telha e tijolo), como catalisador, além produzir um agitador mecânico e um fotômetro de fácil manuseio, utilizado para fazer a leitura das soluções. 

 Para o agitador mecânico, foram reutilizados materiais como cooler e tubo de caneta. Para o fotômetro, foi realizado o projeto e a impressão de uma caixa, utilizando impressora 3D, além da confecção de uma placa de circuito impressa. Em seguida, foram realizados testes de repetibilidade e reprodutibilidade, além de comparação com espectrofotômetro de UV-Vis. 

Para os testes de remoção do corante, as soluções foram mantidas sob agitação magnética e mecânica e analisadas no fotômetro, antes e após reação. Após os experimentos, a equipe observou que o fotômetro apresentou viabilidade e precisão nos resultados e que a metodologia utilizada apresentou boa eficiência para remoção de corante da solução. 

Há outros cinco projetos da Paraíba entre os selecionados para a Febrace. A Feira é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.  4 Febrace_Perfil_2024-782x404.png

Desde 2003, a Febrace realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil. Todos os anos a Febrace mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.