Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 02 > Conselho Superior aprova regulamento da gestão das atividades docentes

Noticia

Conselho Superior aprova regulamento da gestão das atividades docentes

Regulamento traz ganhos para toda comunidade acadêmica. Publicação deverá ocorrer nos próximos dias no boletim de serviço.
por Patrícia Nogueira publicado: 28/02/2024 10h50 última modificação: 28/02/2024 10h50

O Conselho Superior do IFPB aprovou nesta terça -feira (27), em reunião ordinária, o regulamento que trata da gestão das atividades docentes. A Resolução será publicada em breve no portal do IFPB, bem como no boletim de serviço.

O regulamento rege atividades docentes relativas ao ensino, à pesquisa, à extensão, e à gestão e à representação institucionais. As normas já estavam sendo discutidas na instituição desde 2021, quando foi instituída a comissão para tratar das diretrizes da carga horária docente, presidida pelo professor Ridelson Farias.

A Reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho comemorou a aprovação: "Essa é uma conquista histórica. Agradeço a participação de todos que fizeram parte das comissões, audiências públicas e relatoria", destacou a Reitora Mary Roberta. 

O relator do processo foi o professor Lício Costa que trouxe emendas, sendo todas aprovadas pelo Conselho Superior. "Parabenizamos os trabalhos da Comissão pelo texto construído, a partir do diálogo com a comunidade acadêmica", disse Lício. O processo também passou pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), com a relatoria da professora Silvana Cunha.

O documento traz as normativas que envolve o planejamento, acompanhamento, controle e execução do trabalho desempenhado pelos docentes do IFPB nas atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de gestão e representação institucional. O texto define quais são estas atividades que podem ser executadas e faz referência à carga horária semanal computada para os docentes. O planejamento e a execução das atividades serão orientadas pelo Plano Individual de Trabalho (PIT) e comprovar a execução pelo Relatório Individual de Atividades Desenvolvidas (RIAD), ambos publicizados em sistema eletrônico do IFPB.

O objetivo é, dentre outros, estimular e valorizar a produção acadêmica, nortear os docentes do IFPB em suas ações na educação, definir parâmetros qualitativos e quantitativos para os indicadores acadêmicos institucionais, estabelecer referenciais que possibilitem equalizar a força de trabalho nos campi, orientar o planejamento, acompanhamento e execução das atividades desempenhadas pelos docentes do IFPB.

"Os ganhos que esssa resolução traz são muito importantes pois contempla e regulamenta diversas atividades que não estavam na resolução anterior, a exemplo dos projetos de ensino e de educação a distância", afirmou a Professora Silvana Cunha, membro da comissão de construção da minuta e relatora do processo no CEPE.

O Consuper estabeleceu o prazo até o segundo semestre de 2024 para adequação da instituição e implementação do regulamento.

Demais processos discutidos na reunião - Outras pautas também tiveram aprovação no Consuper, como o regulamento das Coordenações de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (COAPNE), que passa agora a se chamar Coordenação Local de Acessibilidade e Inclusão (CLAI). A relatoria do processo foi do servidor Sidney Vicente de Andrade. Para a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia Souza, essa foi uma evolução positiva e de valorização: "Somos o 4º instituto a mudar o nome NAPNE para um nome mais condizente com a atualidade. Uma alteração necessária, refletida e dialogada com os setores.', destacou.

O Consuper também convalidou processos como a concessão da medalha Coriolano de Medeiros à professora Maria da Conceição de Castro, Medalha de Mérito Educacional Coriolano de Medeiros à Sérgio Rolim de Mendonça; Criação da Medalha Bráulio Lins. Foi convalidada também a resolução que trata dos critérios de inserção das cotas de inclusão regionais; do Programa Jovem Aprendiz; das Solicitações acadêmicas em formato eletrônico. Por fim, o connselho aprovou alterações nas atribuições dos Núcleos de Acompanhamento Psicossocial.