Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 01 > IFPB divulga a programação para recepção dos alunos PEC-G e PEC-PLE - Edição 2024

O evento de acolhimento ocorrerá de 20 a 23 de fevereiro no auditório da Reitoria
por Heranir Oliveira publicado: 02/02/2024 08h20 última modificação: 02/02/2024 08h20

O Instituto Federal da Paraíba receberá os alunos vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), oriundos do Continente Africano (Benim, Gana, Congo/Brazaville, Burkina Faso, República Democrática do Congo e Nigéria). Uma parte do grupo fará graduação em dois campi do IFPB e outra fará o Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE) no Campus João Pessoa, sob a supervisão da Profa Mônica Maria Montenegro, Coordenadora do PEC/PLE e PEC-G.

Os Campi Sousa e João Pessoa também receberão alunos do PEC-G para cursar a graduação. Bolarinwa Faedollah Olorode, do Benim, estudará Medicina Veterinária, em Sousa; Christielvie Darvella, do Congo/Brazaville e Sabine Adriana, do Benim cursarão Administração, no campus João Pessoa.

A Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais e a Coordenação do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), em parceria com a Pró Reitoria de Ensino, organizaram a programação de boas-vindas.  A solenidade de recepção será realizada no dia 20 de fevereiro e a semana de acolhimento/ambientação de 21 a 23 de fevereiro, no auditório da Reitoria.

O PEC-G - programa desenvolvido pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IEs) públicas - federais e estaduais - e particulares, seleciona alunos com ensino médio completo para cursar de forma gratuita a graduação fora de seus países.

Em contrapartida, devem atender a alguns critérios preestabelecidos pelos acordos firmados entre o Brasil e seus países de origem. Os estudantes assumem o compromisso de ao regressar ao seu país contribuir com a área na qual realizaram os seus estudos de graduação no Brasil.

Informações sobre o Pré PEC-G (PEC/PLE) e PEC-G no IFPB: https://www.ifpb.edu.br/relacoes-internacionais/mobilidade-intercambio/pec-g-afs-intercambistas

DGCOM com informações da Arinter