Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 12 > Soft Skills em Destaque: IFPB Realiza 2ª Certificação dos Projetos Espelhos da EMBRAPII

O programa é destinado a discentes nos níveis: ensino médio, graduação, mestrado ou doutorado
por publicado: 05/12/2023 08h16 última modificação: 05/12/2023 09h23

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) realizou a 2ª certificação estudantes dos Projetos Espelhos do Programa de Apoio Capacitação 4.0 da EMBRAPII, em Cerimônia realizada na noite dessa segunda-feira (04), no Campus João Pessoa. O Programa capacita discentes em formação nos níveis de ensino médio, graduação, mestrado ou doutorado em soft skills via PBL (Problem Based Learning ou Project Based Learning) a, visando a atuação dos alunos em pesquisa aplicada, voltada para a indústria e na área de competência da Unidade credenciada pela EMBRAPII.

De acordo com o diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, o Programa tem foco na formação de alunos em práticas de Project Based Learning (PDL) ou aprendizado baseado em projetos, enfatizando as práticas e as competências na formação das habilidades em soft skills, que são necessárias para melhorar as relações interpessoais, socioemocionais no trabalho. O Professor Erick também destacou que os projetos utilizados para a capacitação dos alunos são espelhados em projetos reais e ao encerrar cada ciclo formativo, que equivale a um ano, os alunos que são formados podem ser integrados aos projetos reais.

Para a pró-reitora da PRPIPG, Silvana Cunha, este evento de certificação da Capacitação 4.0 é de elevada importância,Projetos Espelhos do Programa de Apoio Capacitação 4.0 da EMBRAPII _ mesa.jpeg pois permite aos estudantes desenvolverem suas capacidades emocionais e seus talentos no desenvolvimento de projetos. Com certeza é um portal de oportunidades para o mundo do trabalho. Mais uma das diversas oportunidades que o IFPB oferta por meio do Ensino de qualidade, aliado a pesquisa, a extensão e a inovação.

A professora tutora do Programa, Heremita Lira, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e destacou o engajamento dos professores mentores na organização do currículo diversificado e parabenizou aos formandos pela coragem de abraçar um projeto tão promissor.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia Sousa Silva, destacou a importância do Polo de Inovação para o IFPB. “Eu vejo no trabalho de vocês uma gratificação muito grande porque os estudantes entram meninos e meninas e já saem homens e mulheres para esse mundo e sempre com muito retorno positivo”, comentou a pró-reitora, que aproveitou para convidar os estudantes para manterem contato com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, para que estes egressos sejam acompanhados. “E preciso ter o contato com estes estudantes para ter o feed back do que foi positivo e do que ainda pode melhorar", disse Rivânia.

Gabrielly Maciel da Silva.jpegA estudante Maria Gabrielly Maciel da Silva, representando os demais estudantes certificados nesta noite, destacou o acesso à educação pública e de qualidade como forma de acesso à ciência e a tecnologia. “Estamos recebendo a certificação que é fruto dos nossos esforços acadêmicos. Através da capitação fornecida pelo polo de inovação, pudemos ter conquistas e aprendizados a curto e longo prazo. As soft skills estão para além de ser um profissional com habilidades sociais e organizacionais, é uma prática que permite a igualdade, respeito ao trabalho e aos colaboradores”, declarou Gabrielly.

O Projetos Espelhos do Programa de Apoio Capacitação 4.0 é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC),  do Ministério de Ciência e Tecnomoliga e Inovação (MCTI) e da  Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB - Reitoria