Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 12 > Preamar vai elaborar diagnóstico ambiental de municípios litorâneos do estado

Preamar vai elaborar diagnóstico ambiental de municípios litorâneos do estado

Expansão do programa foi oficializada nesta segunda-feira (29) no Centro de Convenções
por Heranir Oliveira publicado: 01/02/2024 20h12 última modificação: 02/02/2024 10h35

Nove municípios litorâneos da Paraíba vão ganhar em breve um instrumento de orientação técnica e científica para possíveis intervenções nas áreas costeiras. Trata-se de um diagnóstico ambiental que será elaborado pelo Programa Estratégico de Estruturas Marinhas (Preamar-PB) em parceria com pesquisadores de várias instituições. A expansão do Programa foi oficializada nesta segunda-feira (29) numa solenidade no Pavilhão de Congressos do Centro de Convenções de João Pessoa.

O Preamar que foi lançado no ano passado, numa parceria entre o Instituto Federal da Paraíba e o Governo do Estado, com a proposta inicial de implantar recifes artificiais, áreas temáticas para o mergulho e a restauração de ecossistemas na costa dos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde, entra numa nova fase.DSC02752.JPG

A expansão do Programa vai beneficiar os municípios de Pitimbu, Rio Tinto, Marcação, Baia da Traição e Mataraca que terão a disposição um diagnóstico ambiental que norteará possíveis intervenções do poder público diante de fenômenos naturais como a erosão marinha. Segundo o coordenador do Preamar, professor do Campus Cabedelo Centro do IFPB, Cláudio Dybas, o diagnóstico ambiental será desenvolvido num prazo de 18 meses por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores do IFPB, UFPB, UEPB, UFPE e CEMAVE/ICMBio.

”A expansão do Preamar representa o avanço de nossa competência, de nosso conhecimento científico, da sensibilidade com as questões ambientais e o desenvolvimento de nosso estado” ressaltou a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho que agradeceu a confiança do Governo do Estado com o Instituto Federal.DSC02993.JPG

Em seu discurso o professor Frederico Brandini, do Instituto Oceanográfico da USP, destacou a importância da ciência para a sociedade. O pesquisador falou da experiência ao coordenar um projeto semelhante no Paraná e disse que o bioma costeiro é o que tem mais conflitos de interesse. O navegador Vilfredo Schürmann, que integra o Projeto a Voz dos Oceanos, prestigiou o evento. O capitão deu detalhes das expedições realizadas pela família Schürmann na costa brasileira e do lixo recolhido nas praias, em sua maioria de plásticos. ”O Preamar está fazendo um trabalho espetacular, os governos do estado e dos municípios precisam abraçar esse projeto. Os oceanos estão pedindo socorro” disse.

DSC02940.JPGEssa nova fase do Preamar vai contar com cerca de R$ 10 milhões em investimentos do Governo da Paraíba. ”Eu acredito na ciência e na pesquisa para encontrar os melhores caminhos. Vamos apresentar para as prefeituras litorâneas a possibilidade de, quando houver necessidade, fazer uma intervenção no litoral, e que ela seja baseada em dados científicos para não prejudicar outras áreas” disse o governador João Azevêdo.

A assinatura do Termo Aditivo do Programa Preamar foi feita pelo governador João Azevêdo, reitora do IFPB, Mary Roberta, Secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaella Camaraense, Presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho, Superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto e pelo Procurador da República, João Raphael Lima.

A ampliação do Preamar-PB é resultado de uma parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), IFPB, Polo de Inovação do IFPB, Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec) e o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB).DSC02971.JPG

Participaram da solenidade Pró-Reitores e diretores sistêmicos do IFPB, além do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, capitão dos Portos da Paraíba, Ronaldo Almeida, Presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, Secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, entre outras autoridades.

*Texto: Heranir Oliveira - Equipe DGCOM / Fotos: Pablo França- Programador Visual do IFPB