Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 12 > PDP 2024 é aprovado pelo Órgão Central do Sipec

PDP 2024 é aprovado pelo Órgão Central do Sipec

As necessidades previstas no plano são válidas a partir de 1º de janeiro
por Patrícia Lins publicado: 13/12/2023 09h05 última modificação: 13/12/2023 14h42

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do IFPB para o ano de 2024 foi aprovado pelo Órgão Central do Sipec e já poderá ser executado pelo Instituto a partir de 1º de janeiro de 2024.

O PDP foi elaborado conjuntamente pelos servidores de todas as unidades do IFPB no último mês de setembro e é o documento que norteia todas as ações de capacitação e qualificação dos servidores do IFPB que serão realizadas no ano que vem.

Após o lançamento das necessidades de capacitação no Sistema Sipec, o PDP foi analisado pelo Órgão Central e aprovado. Além da aprovação, aquele órgão também elabora uma Manifestação Técnica, que indica quais são as ações de desenvolvimento das Escolas de Governo federais que podem atender às necessidades de desenvolvimento indicadas como transversais nos PDPs, bem como apresenta os principais resultados das análises realizadas pelo Órgão Central do Sipec e pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública – Enap.

O PDP com a lista de necessidades válidas para 2024 pode ser acessado aqui. Ao planejar a participação em uma ação de desenvolvimento, o servidor deve atentar para o público-alvo da necessidade e se ela está prevista para ser atendida por um curso de educação formal (graduação, especialização, mestrado, doutorado) ou não. Neste último caso, ela deverá ser atendida por cursos de curta duração ou eventos de capacitação (simpósio, congresso, workshop, oficina, etc).

A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), setor da DGEP responsável pela elaboração e execução do PDP, destaca algumas informações importantes sobre o Plano de Desenvolvimento de Pessoas de 2024:

• O plano é válido para os servidores de todas as unidades do IFPB;
  • Os PDPs dos anos anteriores serão considerados como executados e apenas o PDP 2024 (um compilado das necessidades dos anos anteriores) estará válido a partir de 1º de janeiro de 2024;
  • Os servidores cujas solicitações de ação de desenvolvimento já foram aprovadas com base nas necessidades previstas nos PDPs anteriores não precisam fazer uma nova solicitação.

Em caso de dúvidas, basta enviar um e-mail para ddp@ifpb.edu.br ou entrar em contato pelo número 3612-9728.