Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 12 > Instituto Nacional do Semiárido visita o Parque Sinergia para discutir parcerias

As potencialidades de Inovação foram apresentadas aos participantes em energias renováveis
por publicado: 15/12/2023 17h59 última modificação: 19/12/2023 17h35

Na manhã dessa sexta-feira, dia 15, o Parque Científico e Tecnológico Sinergia do Instituto Federal da Paraíba, Parque Sinergia IFPB, recebeu a visita de Luiz Miranda, gestor de Projeto do Instituto Nacional do Semiárido – INSA. Estiveram presentes, Ademar Gonçalves da Costa Júnior, Erick Melo e Michel Coura, representando o Polo de Inovação IFPB, Valdecir Teófilo Moreno, diretor da Neo IFPB Agência de Inovação, e Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB.

O objetivo do encontro foi discutir possíveis parcerias para fortalecimento do ecossistema de inovação, pesquisa e desenvolvimento do INSA e do IFPB com possibilidades de capacitações tecnológicas, a realização de eventos e projetos de pesquisa aplicada para o semiárido.

O diretor-geral da NEO IFPB Agência de Inovação, Valdecir Moreno, o diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, e o coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação do IFPB, Michel Coura Dias, apresentaram o funcionamento do Ecossistema de Inovação, citando alguns projetos que estão sendo desenvolvidos e realizaram visita as instalações do Parque Sinergia, Polo de Inovação, NEO IFPB Agência de Inovação e do Laboratório ASSERT, bem como as ações que vem sendo realizadas e destacadas as parcerias do IFPB com instituições e empresas, públicas e privadas.

O Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade (CeDDERS) do Instituto Federal da Paraíba foi apresentado pelo Ademar Gonçalves da Costa Júnior, sobre as ações de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação nas temáticas de Energias Renováveis e Sustentabilidade. “A nossa ideia é que podemos realizar o HUB de Inovação em Energias Renováveis e Sustentabilidade”, alerta Ademar Júnior.

O Diretor da NEO IFPB Agência de Inovação, Valdecir Teófilo Moreno, apresentou as potencialidades de parcerias, com destaque para projetos para execução nos laboratórios de pesquisa e os produtos de inovação em diversas áreas que possam ter interesse de estabelecer parcerias com empresas, bem como apoio ao processo de incubação nos Campi. “Foi muito importante a visita do INSA que poderá trazer grandes oportunidades de parceria, onde os desafios apresentados podem ser colocados no nosso planejamento e ações para a estruturação e mais consistentes de ações conjuntas, nas várias temáticas que poderemos atuar”, comentou Valdecir Moreno.

Ramiro Pereira destacou a importância da parceria entre as instituições para pesquisa, desenvolvimento e inovação na região do semiárido. “Esta visita do INSA possibilitará parcerias que podem contribuir para o fortalecimento do desenvolvimento econômico da região semiárida, além da fronteira da Paraíba”, afirmou o Assessor Especial.
Ademar Gonçalves também ressaltou a importância da possível parceria. “O IFPB é uma instituição importante para o desenvolvimento da inovação na Paraíba. Acreditamos que, trabalhando juntos, podemos alcançar resultados ainda melhores e mais abrangentes para o semiárido”, disse.

Para o gestor de projeto do INSA, a visita “foi sensacional, conhecer a estrutura e os projetos desenvolvidos e as possibilidades de parceria, vejo oportunidades muito ricas em que o Instituto Nacional do Semiárido e o Instituto Federal da Paraíba, através do Parque Científico e Tecnológico, principalmente para desenvolvermos inovação social de ponta a ponta da Paraíba”, disse Luiz Miranda.

A reunião foi encerrada com a visita as instalações do Parque Sinergia do IFPB e definição de novas reuniões para ações conjuntas que poderão ser desenvolvidas em 2024. Algumas ações previstas como capacitação, oferta de cursos de extensão em áreas relacionadas a energias renováveis; realização de eventos e realização de projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento para o semiárido.