Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 12 > II Painel Paraibano de Mudanças Climáticas teve a participação de docentes e alunos do IFPB

Evento foi organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Paraíba
por publicado: 13/12/2023 09h04 última modificação: 13/12/2023 09h04

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediou entre os dias 05 e 07 de dezembro o II Painel Paraibano de Mudanças Climáticas organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado da Paraíba e que foi apoiado entre vários entes governamentais, pelo Instituto Federal da Paraíba.

O IFPB participou com a exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Campus Cabedelo e também com duas palestras. Na primeira palestra, o professor Ademar Gonçalves da Costa Junior, Diretor da Editora IFPB/Editor-Chefe da Revista Principia apresentou o tema "Energias renováveis e sua relação com as mudanças climáticas", além do Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade (CeDDERS) do IFPB. 745b39302a3243bd9397877ff7bcf54e.jpegNa segunda palestra, o professor Thyago de Almeida Silveira (IFPB Cabedelo e Agência Neo de Inovação do IFPB) apresentou "Ações estratégicas para ganhos de crédito de carbono através da recuperação de áreas degradadas".

Para o Professor Ademar, "As energias renováveis podem contribuir enormemente com a diminuição dos efeitos das mudanças climáticas que estão ocorrendo no momento e que toda a sociedade vem sentindo. O CeDDERS também poderá ajudar na mitigação desses efeitos por meio de trabalhos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, ajudando certamente a sociedade paraibana, em ações que envolvem a temática das energias renováveis e sustentabilidade”.

Professor Thyago.jpeg"O mercado de compra e venda de créditos de carbono tende a crescer, em um futuro muito próximo transforma o CO2 (dióxido de carbono) em uma commodity comercializável. Cada crédito, no mercado, equivale a uma tonelada de CO2 que foi retirado ou deixou de ser emitido na atmosfera" ressaltou o professor Thyago.

*DGCOM do IFPB com informações do professor Ademar Gonçalves