Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 12 > IFPB adere à Rede Nacional de Comunicação Pública

IFPB adere à Rede Nacional de Comunicação Pública

Rádio Educativa FM Campina vai retransmitir parte do conteúdo da EBC
publicado: 06/12/2023 16h50 última modificação: 14/12/2023 11h16

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) agora faz parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), por meio da Rádio Educativa de Campina (98,9 FM). Outros 15 institutos federais também aderiram a esse movimento, que possibilita a retransmissão de parte da programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A solenidade de expansão da Rede Pública de Rádio foi realizada no Anexo do Palácio do Planalto, em Brasília-DF, nesta quarta-feira.

Na ocasião, foram assinados: protocolo de intenções entre a EBC e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); acordos entre a EBC e cada instituto federal cujo processo já estivesse instruído; e portarias de consignação dos canais já considerados tecnicamente viáveis pelo Ministério das Comunicações.

“O evento de hoje marca a chegada de parceiros que há muito tempo deveriam estar na Rede Nacional de Comunicação Pública”, destacou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, durante a solenidade. “Estamos promovendo o maior movimento de expansão na Rede Nacional de Comunicação Pública da história da EBC e vamos construir uma potente rede de comunicação pública”, ressaltou. Ao todo, 16 instituições de ensino vão operar 49 estações de rádio FM.

"O Conif reitera seu compromisso com uma comunicação isenta e transparente. Não obstante, com a instalação de emissoras de rádio a serem operadas em conjunto entre a EBC e as instituições associadas ao Conif, iremos mais longe. Valendo-se da capilaridade e interiorização da rede federal, com o intuito de agregar e levar conteúdo de qualidade para todo o Brasil", destacou a professora Nilra Figueira, reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif.

Para a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, o ingresso do IFPB na RNCP é de grande importância e representa um novo momento para a emissora do Instituto. “A Rádio Educativa FM de Campina passa por uma nova fase, inclusive agora ela se transformou como exemplar para os outros institutos federais, porque já está em funcionamento”, disse.

“Agora, com a assinatura desse protocolo de intenções com a Empresa Brasil de Comunicação, nós damos continuidade a esse processo de levar, às comunidades, comunicação de qualidade, o combate a fake news e educação, ciência, tecnologia’, complementou. Mary Roberta acrescentou que a parceria com a EBC vai possibilitar que o IFPB amplie sua atuação como rádio educativa.

A cerimônia no Anexo I do Palácio do Planalto contou com a presença de representantes de diversos órgãos, como o diretor-presidente substituto da EBC, Jean Lima; o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); Odilon Máximo de Morais; a secretária-executiva Izolda Cela, representando o ministro da Educação, Camilo Santana, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques.

Confira aqui a cerimônia: https://www.youtube.com/watch?v=lghhrO3Eg0U

Iniciativa fortalece comunicação pública

A parceria da EBC com os institutos federais fortalece a comunicação pública, levando o melhor do conteúdo educativo, cultural, científico e informativo para milhões de cidadãs e cidadãos de todas as regiões do país. A Rede Nacional de Comunicação Pública possibilita o acesso gratuito a conteúdos regionais e nacionais de credibilidade e alta qualidade.

Para o coordenador da Rádio Educativa FM Campina, Clébio Melo, a adesão à RNPC valoriza o trabalho que vem sendo realizado pela equipe desde a inauguração da rádio em setembro de 2022. A emissora é administrada pelo campus Campina Grande.

“Presenciar o ato histórico da entrada dos Institutos Federais na Rede Nacional de Comunicação Pública deixa um sentimento de valorização do nosso trabalho enquanto comunicadores e de fortalecimento do nosso potencial à frente dos novos veículos de comunicação que, como o do IFPB, a Rádio Educativa FM Campina, já estão no ar com uma programação que respeita a diversidade e caminha em direção da cidadania e da democracia”, afirmou Clébio Melo. “É com muita honra que, no campus Campina Grande, abraçamos esse projeto com afeto”, arrematou o coordenador da emissora.

Como responsável pela conformação da comunicação pública vinculada ao Poder Executivo federal, a EBC vai oferecer apoio às afiliadas, incluindo a elaboração de projetos de engenharia, interlocução com o Ministério das Comunicações e com a Anatel para o licenciamento das estações e a implantação dos canais, bem como buscará dar visibilidade nacional aos conteúdos de excelência produzidos pelas instituições públicas de ensino. Também cederá sua programação sem ônus aos institutos parceiros.

Atualmente, a RNPC é formada por 41 emissoras FM e 70 estações de TV em operação. Além dessas, em evento realizado no dia 17 de outubro de 2023, 33 universidades federais assinaram acordos com a EBC visando à operação de mais de 70 novas estações. Instituições de ensino públicas estaduais e municipais também já estão conversando sobre sua adesão à RNCP.

(Angélica Lúcio - jornalista do IFPB)