Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 12 > Contas de e-mail acadêmico de alunos passam a ter limite de 5GB

Noticia

Contas de e-mail acadêmico de alunos passam a ter limite de 5GB

As contas de alunos acima desta cota de 5GB precisam liberar espaço para voltar a utilizar os serviços do Google
publicado: 15/12/2023 11h05 última modificação: 15/12/2023 11h51

Com base na aprovação, no dia 24 de maio, da Norma de Uso do Serviço de Armazenamento em Nuvem, das plataformas digitais da Google e da Microsoft, pelo Comitê de Governança Digital (CGD) do Instituto Federal da Paraíba, contas de e-mail acadêmico de alunos passaram a ter limite (cota) de 5GB na tarde desta sexta-feira (15/12). 

Os usuários que tiverem suas contas suspensas por estarem acima desta cota de armazenamento, devem analisar seu uso atual e excluir todos os arquivos desnecessários no Google Drive, Gmail e Google Fotos.

Para isso, realize os passos abaixo:

  1. Para revisar o uso do armazenamento e excluir arquivos grandes ou desnecessários no Drive, acesse https://drive.google.com/drive/quota .
  2. Para pesquisar e excluir e-mails desnecessários ou grandes, acesse Gerenciar arquivos no armazenamento do Google Drive e siga as instruções do Gmail.
  3. Se após realizar as etapas anteriores, você ainda tiver arquivos que precisa manter, faça a migração destes para o One Drive da Microsoft. Como o IFPB possui parceria firmada para uso do Office 365, todos os alunos e servidores, que têm email institucional e/ou acadêmico do instituto, podem fazer o cadastro e aproveitar os recursos da ferramenta online, como reuniões ilimitadas e espaço de 1TB de armazenamento no One Drive associado.  

Veja nesse link o tutorial para cadastro e uso do Microsoft Teams para Alunos.

Esta medida visa adequar o uso do armazenamento de dados dos usuários do IFPB aos novos limites impostos pela Google. Instituições que utilizam o Google Workspace for Education, como é o caso do IFPB, passaram a ter um limite de 100 Tera Bytes compartilhados entre todos os usuários.

Acesse aqui a Resolução que aprovou a Norma de Uso do Serviço de Armazenamento em Nuvem.

DGCOM com informações da DGTI

registrado em: