Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 12 > Codir realiza última reunião ordinária do ano

Codir realiza última reunião ordinária do ano

Encontro foi nesta terça-feira (19) de forma presencial
por Heranir Oliveira publicado: 20/12/2023 12h42 última modificação: 20/12/2023 12h42

O Colégio de Dirigentes do IFPB sob a presidência da reitora Mary Roberta realizou nesta terça-feira (19) a última reunião de 2023. O encontro de forma presencial aconteceu no auditório da Reitoria, na Casa Rosada. Na pauta da 62ª reunião ordinária, a regulamentação de exames médicos para atividades físicas e a mudança no cadastramento dos editais do PAPE.

O primeiro ponto discutido foi a minuta do regulamento dos exames médicos para atividades físicas dos estudantes. A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia de Sousa Silva, destacou que a publicação deste regulamento é importante para que o IFPB possua diretrizes e procedimentos que garantam aos estudantes realizar os exames médicos, e os profissionais de educação física tenham segurança para que possam exercer suas atividades.” A renda per capita dos nossos estudantes é baixa e na maior parte das vezes, nunca fizeram esse tipo de exame” disse. A PRAE elaborou um guia de execução dos exames médicos para ser compartilhado com os Campi.

Também foi apresentado um relatório das etapas dos jogos já realizados pelo IFPB. Há pretenção de realizar um festival paraolímpico que terá a participação de estudantes PCDs em práticas paraesportivas, com a integração de atividades entre as modalidades olímpicas e paraolímpicas. A Pró-Reitora Rivânia propôs que as etapas dos jogos sejam realizadas nos Campi Itabaiana, Patos, Sousa e Campina Grande. A reitora Mary Roberta destacou a importância das regulamentações publicadas e colocou a Reitoria disponível para dialogar com as prefeituras dos Campi que serão sede, a fim de conseguir o apoio para execução da etapa dos jogos. Também parabenizou a PRAE pela atuação.

Outro ponto discutido foi a mudança no cadastramento dos editais do Programa de Apoio à Permanência do Estudante (PAPE). Desde 2022 a PRAE vem analisando a aplicação do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), esse ano foi concluído um estudo sobre o índice e houve uma atualização dos critérios para 2024. A Pró-Reitora Rivânia informou que o calendário do PAPE foi estendido e os editais passaram a ser cadastrados pelos campi no SUAP.

A reitora Mary Roberta relatou a preocupação com a execução orçamentária dos programas da alimentação estudantil.  ”A Reitoria tem dialogado com o Governo Federal e o Congresso Nacional a fim de trazer melhorias orçamentárias para a Rede Federal EPT, reforçando a assistência estudantil e a inclusão das IFES nos programas escolares. A Reitoria também tem dialogado com os movimentos estudantis a fim de apoiar a ações de melhorias para os estudantes” disse.

Na última reunião do Codir desde ano diretores e Pró-Reitores aproveitaram para fazer um balanço das ações realizadas. A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Maria José Batista (Josy) informou que as ações da extensão dobraram em relação a 2022. “O IFPB ofertou mais de 3000 vagas em cursos FIC, o ENERGIF está em processo licitatório para contratação da fundação e o Programa Mulheres Mil está na fase de empenho de recursos, com mais de 500 vagas” disse.

A Professora Deyse Correia, representando a PRPIPG, informou que o SIMPIF contou com 948 participantes, 262 trabalhos apresentados, 26 minicursos e 102 mil reais em ajuda de custo para os alunos participantes. A Editora por sua vez, publicou quatro edições da revista Princípia contendo 80 artigos. A Diretora de Administração e Finanças do Polo de Inovação, Maria Cleidenedia, informou que o Polo participou do encontro das unidades EMBRAPII e no dia 13, foi assinado o acordo de cooperação, onde o IFPB está credenciado, passando de unidade em implantação para uma unidade EMBRAPII.

A Assessora de Relações Internacionais do IFPB, Mônica Montenegro, apresentou uma série de ações e participações da ARINTER nos meses de novembro e dezembro deste ano. Já a Diretora de Comunicação, Mayara Guimarães, agradeceu à DGTI pelo apoio na criação da central de chamados da Diretoria de Comunicação do IFPB. Apresentou o sistema para os membros do Codir e reforçou a sua utilização.

registrado em: ,