Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > PREAMAR PB protocola parecer para licenciamento ambiental

Noticia

PREAMAR PB protocola parecer para licenciamento ambiental

O documento representa um marco importante para o Programa
por publicado: 28/11/2023 16h37 última modificação: 28/11/2023 16h37

Na data alusiva ao Dia Mundial da Pesca, 21 de novembro,  o PREAMAR cumpre uma importante etapa para o licenciamento ambiental. O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR PB) protocolou na Capitania dos Portos, o “Parecer de Interferência Prévia (PIP)” .

O PIP é um relatório exigido pela Marinha do Brasil, que analisa possíveis impactos de projetos nas zonas costeiras e marítimas, garantindo que não comprometerão a segurança do tráfego aquaviário nem o meio ambiente marinho. O documento protocolado descreve toda a metodologia utilizada, os critérios de definição das estruturas artificias, memorial descritivo das estruturas, planta de localização, banco de dados e todas as informações técnicas necessárias para demonstrar claramente a autoridade marítima o que se pretende fazer, como se pretende fazer e como se pretende fazer.

Para o professor do Campus Centro, Cláudio Dybas, o encaminhamento do documento foi o coroamento de um trabalho árduo, realizado por uma equipe multidisciplinar ao longo de cinco meses. “A gente conseguiu organizar um banco de dados com muitas informações sobre a plataforma continental aqui da Paraíba, principalmente dos quatro municípios que são contemplados”, informou o professor.

A iniciativa é apoiada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) pela Fundação de Apoio ao IFPB (FUNETEC), pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e tem como objetivo não apenas proteger, mas também restaurar ecossistemas marinhos, incluindo a instalação de recifes artificiais e a recuperação de corais naturais.

DGCOM/IFPB

registrado em: