Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > Plataforma INTEGRA Portal da Inovação do IFPB será lançada no II Parahyba Innovation Summit

Ferramenta reúne profissionais, ambientes de inovação, vitrine tecnológica, laboratórios de tecnologia e serviços
por publicado: 21/11/2023 14h54 última modificação: 21/11/2023 15h03

A NEO IFPB, Agência de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), promove esta semana o II Parahyba Innovation Summit com foco no empreendedorismo inovador e na qualificação da relação de centros de excelências em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com o setor produtivo. O evento acontece desta quarta-feira, 22, até a sexta, 24, das 8h às 18h, no auditório do Intermares Hall, BR-230, Cabedelo-PB (na Região Metropolitana de João Pessoa). Durante a programação, será lançada a plataforma INTEGRA Portal da Inovação do IFPB.

O evento é gratuito e destinado aos pesquisadores e gestores de inovação nos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), aos líderes do mundo business e aos atores de destaque e inspiração na cena local. O evento ocorre simultaneamente ao 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal da Paraíba (5º SIMPIF) e ao 4º
Congresso Nordestino de Educação a Distância.

Segundo o diretor da Agência de Inovação, Valdecir Moreno, o II Parahyba Innovation Summit vem consolidar as discussões sobre inovação na Paraíba. “Serão três dias de encontro com solidez de negócios a partir do ecossistema de inovação e conexões entre gestores de políticas de inovação e stakeholders dos setores público, social e produtivo”, destacou Valdecir Moreno.

O II Parahyba Innovation Summit 2022 contará com a presença de diversos convidados, dentre eles: Yury Barbosa (UFPB); Joseana Araújo (UFCG), Juliana Nóbrega (JN Consultoria); Cristina Heim (Guardebem); Mauricio Sarmento (Ministério da Gestão e da Inovação); Keke Roseberg (BNB); Fabiana Agra (Senai PB), Rodrigo Tavares (FUNETEC PB); Diógenes Dantas (FUNETEC PB); Érick Melo (IFPB Polo de Inovação).

No evento, será lançada a Plataforma INTEGRA Portal da Inovação do Instituto Federal da Paraíba, que é uma ferramenta de gestão da inovação que reúne portais de 33 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Trata-se de um excelente mecanismo de busca para encontrar profissionais, ambientes de inovação, vitrine tecnológica, laboratórios de tecnologia e serviços, dentre outros, visando atender as demandas do setor produtivo e difundir conhecimento, numa parceria com o Ministério do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), fruto da parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) desenvolvedor do portal.

A Plataforma Integra Portal da Inovação do Instituto Federal da Paraíba surge para aproximar e facilitar a disseminação das pesquisas, das tecnologias desenvolvidas e serviços tecnológicos que podem ser ofertados a sociedade e ao mundo empresarial. Onde o interessado pode pesquisar qualquer tema e encontrar os profissionais e tecnologias que podem atender suas demandas”, esclarece o coordenador do projeto, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, assessor especial para Inovação e Empreendedorismo do Instituto Federal da Paraíba.

O Instituto Federal da Paraíba vem construindo uma agenda consolidada junto aos HUBs de inovação da Paraíba e o II Parahyba Innovation Summit é uma oportunidade de diálogo entre academia e empresas, cujo objetivo é o desenvolvimento de soft skills e outras habilidades que são exigidas pelo mercado de trabalho, contextualizadas na Economia 4.0, além da consolidação de projetos com mais participação discente, o desenvolvimento de trabalho dos pesquisadores na área de PD&I e o envolvimento dos gestores de inovação.

Saiba mais sobre o evento aqui: https://eventos.ifpb.edu.br/index.php/v-simpif/v-simpif

Acesse aqui a programação.

(DGCOM  - com informações da Agência NEO)