Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > Painel no SIMPIF discutiu a transição energética e possíveis caminhos para a Paraíba

A temática é estratégica para o mundo atual com as demandas provenientes da mudança climática
por Heranir Oliveira publicado: 28/11/2023 08h26 última modificação: 28/11/2023 15h14

O painel “a transição energética e o desenvolvimento sustentável na Paraíba: quais os nossos caminhos?” encerrou na última sexta-feira (24) a programação do V SIMPIF/II Parahyba Innovation Summit. O mediador, professor Ademar Gonçalves da Costa Júnior, apresentou de forma breve o que será o Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade (CeDDERS) do IFPB, a partir do investimento inicial do Projeto ETRELA-IKI por meio da OLADE/MME.

O Assessor da Diretoria de Operação e Manutenção da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), Antônio Carlos Teixeira Neto, falou da migração da empresa para o Mercado Livre de Energia com a utilização de energias renováveis por meio das usinas solares fotovoltaicas. Flávio Lopes Fonseca, gerente de Planejamento e Gestão da Companhia Paraibana de Gás (PBGás), mostrou a visão da empresa em relação ao mercado de gás natural na Paraíba e sua inserção na matriz energética, indicando o seu uso nas usinas termelétricas, baseadas em sua maioria em carvão ou diesel, contribuindo para a transição energética no estado. foto5.jpeg

Ricélia Maria Marinho Sales, professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), indicou iniciativas de projetos comunitários em países europeus e no Brasil, como por exemplo, sistemas agrivoltaicos que poderiam ajudar em projetos sociais envolvendo a produção de energia renovável e alimentos. O professor Walmeran Trindade Junior do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) colocou questões reflexivas envolvendo a temática e sua relação com a transição energética que o Estado da Paraíba precisa indicar.

A representante do Centro de Energias Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Camila Gehrke, indicou diversos dados para a redução dos gases de efeito estufa e os investimentos realizados no Brasil em energias renováveis e ações realizadas ao longo do tempo pelo CEAR/UFPB. Laiz Hérida, fundadora e CEO da HL Soluções Ambientais, empresa focada em estudos ambientais, licenças, autorizações e documentos na área de meio ambiente trouxe sua visão do hidrogênio verde (H2V) e o que tem sido realizado no Estado do Ceará que possui diversas ações implementadas e em estudo de viabilidade para a inserção do H2V na matriz energética brasileira e que vem despertando interesse no mundo todo.

foto5.jpegAo final das apresentações, os membros do painel colocaram observações adicionais sobre a temática da transição energética e possíveis soluções para o Estado da Paraíba. Para o professor Ademar Gonçalves o evento atingiu seu objetivo “ O painel trouxe visões das empresas e da academia que poderão contribuir para o desenvolvimento da Paraíba traçando a melhor rota para a transição energética, com diversas ações que poderão ser adotadas em um futuro Plano de Energia, que deverá fazer parte das políticas públicas dos entes governamentais a partir de então. Ações do IFPB, por meio do CeDDERS estão sendo planejadas para a discussão e contribuição ao estado da Paraíba”.

*DGCOM com informações do professor Ademar Gonçalves