Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > Ordem de Serviço para construir IFPB Pedras de Fogo será assinada na sexta

Noticia

Ordem de Serviço para construir IFPB Pedras de Fogo será assinada na sexta

Obra orçada em R$ 9 milhões será construída em área de cinco hectares às margens da PB032
por Ana Carolina Abiahy publicado: 29/11/2023 14h43 última modificação: 30/11/2023 19h46

Nesta sexta-feira, 01 de dezembro, será assinada a Ordem de Serviço para iniciar a construção da sede própria do campus do Instituto Federal da Paraíba na cidade de Pedras de Fogo. A solenidade será realizada a partir das 18h30, na Praça Ronaldo Ribeiro da Costa, que fica localizada em frente a sede provisória do campus IFPB Pedras de Fogo. A cerimônia terá as presenças da reitora do IFPB Mary Roberta Meira Marinho e do diretor geral do campus Frederico Campos Pereira. 

São cinco mil metros quadrados e a obra está orçada em cerca de R$ 9 milhões. O terreno onde será construído o prédio fica às margens da PB032, sentido João Pessoa-Pedras de Fogo, ocupando cinco hectares. A área da Prefeitura de Pedras de Fogo foi doada ao IFPB em 22 de novembro de 2021, na gestão do prefeito Manoel Júnior (in memoriam), com o aval da Câmara de Vereadores.

Em outubro deste ano, já na gestão do prefeito Bá Barros a doação foi escriturada. No mesmo mês, foi publicado o edital de licitação e a empresa vencedora foi a Constral. A obra conta com apoio de emendas parlamentares dos deputados federais Ruy Carneiro e Luiz Couto e do senador Veneziano Vital do Rêgo. convite IFPB PEDRAS DE FOGO Ordem de serviço.jpeg

Segundo informações da Diretoria de Obras do IFPB, o campus constará inicialmente de um prédio com dois pavimentos e 12 salas, além de área de estacionamento, guaritas de controle de entrada e saída, poço de água, área de ambiência com lanchonete, um pequeno anfiteatro aberto e o muro que cerca as instalações. O prazo de execução da obra é estimado em 18 meses.

O IFPB iniciou as atividades no município de Pedras de Fogo em 2014, como Polo de Educação à Distância. Em seguida, como Centro de Referência, abrigou cursos de extensão que são um dos seus destaques até hoje. A partir de 2017, passou a ofertar cursos técnicos, funcionando em dois espaços cedidos pela prefeitura. 

Atualmente, há três cursos técnicos oferecidos no campus. Na modalidade técnico subsequente (para quem já tem o ensino médio) são ofertados os cursos de Informática e de Modelagem do Vestuário. No Ensino Médio Integrado ao Técnico, o curso de Informática vai iniciar as suas atividades em 2024 com uma turma de 40 estudantes. O diretor Fred destacou que são 160 estudantes nos dois cursos subsequentes e cerca de 350 nos cursos de extensão na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC).


registrado em: