Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > IFPB estará na II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária

Noticia

IFPB estará na II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária

A FENAFES acontece no Espaço Cultural, de 16 a 19 de novembro, com mais de 500 expositores
por Ana Carolina Abiahy publicado: 13/11/2023 15h38 última modificação: 14/11/2023 15h44

O Instituto Federal da Paraíba terá papel importante na II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (FENAFES), evento que acontece entre os dias 16 e 19 de novembro, na capital, no Espaço Cultural. A FENAFES é uma realização do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, e do Consórcio Nordeste, por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar. 

O evento é gratuito e aberto ao público, sendo voltado ao fomento e à valorização da agricultura familiar nordestina e conta com a participação de cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores dos nove estados nordestinos. Durante a programação, serão realizados eventos de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; Agroecologia; Assistência Técnica e Extensão Rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados, cooperativismo solidário e protagonismo feminino. 

O IFPB terá dois estandes no evento sob a articulação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), onde serão expostos projetos dentro da temática de agricultura familiar e economia solidária. Na Proexc, é desenvolvido o Programa Institucional de Apoio e Fortalecimento da Agricultura Familiar (PROAF). Mas, além de atividades do Proaf, a Proexc por meio da Diretoria de Extensão Popular e Rural, articulou junto aos campi do IFPB a exposição de outros projetos na área de agricultura familiar e economia solidária, dentro de ações de extensão e cultura. Há seis campi participando diretamente, além do envolvimento de diversos extensionistas.

Confira os projetos expostos: “Produção de alimentos orgânicos em fazenda acolhedora de pessoas em vulnerabilidade social” - Coordenador: Arilde Franco Alves, do Campus João Pessoa. “Quintais” - Coordenador: Leonardo Navarro Fernandes Freire, do Campus Patos. “Gestando uma vida melhor III: ação multidisciplinar com mulheres gestantes na comunidade do Timbó” - Coordenadora: Olga Maria do Nascimento Lopes Cabral, do Campus João Pessoa. “Produção e Comercialização de mudas e plantas ornamentais na agricultura familiar II / Bancadas para produção de mudas de hortaliças no sertão paraibano” - Coordenadora: Cristiane França Nunes Moreira, do Campus Princesa Isabel. Núcleo Catalisador de Empreendimentos Solidários e BambuSol” - Coordenadora: Tatiana Losano de Abreu, do Campus Guarabira. “Quintais produtivos agroecológicos como instrumento promotor de soberania alimentar e geração de renda em Assentamento da reforma agrária” - Coordenador: Francisco de Sales Oliveira Filho, do Campus Sousa.  "Assistência técnica em projeto executivo para cozinhas comunitárias e arranjos produtivos locais", coordenador por Wilma Fernandes Pinheiro, do campus Cajazeiras.

Na programação do evento, ainda terá apresentação de palestras, a partir das 14h, no dia 17 de novembro, no Auditório Celso Furtado: “Agricultura familiar, sustentabilidade e empoderamento: experiências exitosas de projetos de extensão do IFPB Campus Patos com mulheres agricultoras do município de Quixaba”, com a professora Brígida Lima Candeia, do IFPB Patos, e “O IFPB na construção de um mundo mais solidário: relato de experiências de atuação com grupo de economia solidária e a agricultura familiar”, com a palestrante Tatiana Losano de Abreu, professora do IFPB campus Guarabira.

A Feira pretende ser um espaço estratégico para reafirmação da identidade cultural, saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino, contando com a ala de alimentação “Sabores da Terra” e uma ampla programação cultural com shows de artistas nordestinos e apresentações diversas.

A FENAFES visa fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas articuladas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE), criar um espaço de intercâmbio das experiências sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar já em curso na região, envolvendo governos e movimentos sociais, fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização, através de rodada de negócios, para o mercado institucional e privado.

Confira aqui a programação.