Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > IFPB encerra eventos com premiação de trabalhos científicos

IFPB encerra eventos com premiação de trabalhos científicos

Educação a distância, tecnologia e pesquisa foram as temáticas discutidas durante os tres dias do evento
por publicado: 24/11/2023 23h19 última modificação: 25/11/2023 08h29

Muita troca de conhecimento, trabalhos científicos, inovação tecnológica, oficinas e interação entre pesquisadores , docentes e estudantes. Tudo isso ocorreu durante quatro eventos realizados simultaneamente pelo IFPB entre os dias 22 e 24 de novembro, no Intermares Hall, em Cabedelo: o 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação (SIMPIF), o IV Congresso Nordestino de Educação a Distância,  o II Parahyba Innovation Summit e o Sabores Conectados. E para encerrar com chave de ouro, o IFPB premiou trabalhos científicos que foram apresentados à comunidade acadêmica e congressistas.

De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha , a premiação é o reconhecimento dos trabalhos construídos com muita dedicação e compromisso por docentes e estudantes. “Esse evento foi um marco por conta das tecnologias utilizadas e de participação, pois foi um dos maiores que já realizamos. Houve uma troca muito grande de conhecimento que congregou muitas atividades. E hoje é merecido premiar quem produziu todo esse conhecimento”, afirma.

João Gabriel Salvador , estudante do Curso Técnico em Química do Campus Campina Grande foi um dos premiados e  ressaltou a importância do porte do evento por possibilitar maior visibilidade da produção científica.  Um dos trabalhos apresentados pelo jovem foi sobre a análise da diferença entre a linguagem escrita feita pelo ser humano e os produzidos pela inteligência artificial. “Estou saindo daqui com uma produção intelectual muito melhor. Saio enriquecido com os trabalhos que eu vi aqui. Tudo que aconteceu nestes dias deu visibilidade aos nossos trabalhos. O IFPB nos forma para sermos cidadãos do mundo”, analisa Salvador.

A reitora do IFPB Mary Roberta Marinho estava bastante emocionada pelo sucesso  dos eventos e ressaltou a força e a capacidade técnica de toda a comunidade do IFPB em realizá-lo. “Foi um trabalho que se efetivou  em rede e isso  faz com que a gente cresça e se fortaleça ainda mais para os próximos. Quero agradecer a toda comunidade do IFPB e que a gente possa trazer o pensamento científico e a inclusão de pessoas cada vez mais para nossa instituição ”, finalizou.

O diretor de Educação a Distância do IFPB, Francisco de Assis Rodrigues Lima, em seu discurso de encerramento agradeceu aos gestores e a equipe organizadora pela entrega e compromisso. “Foram muitas mãos operando este evento para que todos fossem bem recebidos”, disse o diretor que aproveitou o momento para apresentar um vídeo do próximo anfitrião do congresso de educação a distância que será realizado em 2024 no IFPE.

*Ernani Baracho - Jornalista do IFPB