Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > 11 > IFPB comemora sucesso do Congresso Nordestino de Educação a Distância

Noticia

IFPB comemora sucesso do Congresso Nordestino de Educação a Distância

Encerramento discutiu, entre outros temas, práticas exitosas e competências digitais
por Heranir Oliveira publicado: 24/11/2023 11h42 última modificação: 24/11/2023 14h06

Corredores movimentados no Intermares Hall, em Cabedelo, na manhã dessa sexta-feira (24) no último dia do 4º Congresso Nordestino de Educação a Distância, promovido pelo Instituto Federal da Paraíba em parceria com IFs da região. Docentes, gestores e pesquisadores em EaD compartilharam experiências e apresentaram trabalhos ligados à temática da inclusão e qualidade na Educação a Distância.

As atividades tiveram início com uma mesa redonda que discutiu práticas exitosas de tutoria e mediação no processo de ensino e aprendizagem na EaD. Uma das debatedoras foi a professora Aline Amorim, do Instituto Federal do Espírito Santo. A especialista apresentou um guia de boas práticas em cursos MOOC (cursos on-line cujas inscrições são gratuitas e abertas com estudo de forma autônoma). 20231124_085210.jpg”O guia traz recomendações importantes para mediadores e tutores na forma de trabalho, sugestões de materiais adicionais e questionários para avaliação da prática com os alunos” disse.

Na sequência uma oficina abordou uma proposta de formação integral do aluno de EaD por meio do ensino de línguas. As professoras do IFPB Jamylle Rebouças e Jailma Marinho promoverem atividades para motivar a utilização da linguagem oral, por meio da utilização de novos aplicativos e softwares educacionais. “Ao promover o ensino de línguas, as instituições educacionais contribuem para a formação integral dos alunos além de capacitá-los para enfrentar os desafios globais” afirmou professora Jamylle.20231124_085615_HDR.jpg

O Congresso Nordestino de EaD atraiu a atenção de muitos estudantes, como Cristina Barbosa do Instituto Federal do Ceará. “É a primeira vez que participo de um evento direcionado a EaD e quero compartilhar essa experiência com meus colegas, considero importante o ensino dessa modalidade que alcança muitos alunos que não tem oportunidade de estar no ensino presencial” disse.

O Instituto Federal da Paraíba está entre as instituições públicas melhor qualificadas na Educação a Distância lembra o Diretor de EaD, Francisco de Assis Lima. ”A nota máxima dada pelo MEC, nota 5, é um esforço coletivo já plantado em 2010 por meio do curso de Letras, o primeiro de graduação da Rede Federal totalmente fomentado com recursos próprios. Todo esse percurso é coroado nesse momento com o 4º Congresso Nordestino de Educação a Distância e o V Encontro de Educação a Distância do IFPB, tudo isso nos engrandece para continuar melhorando esse trabalho cada vez mais” finalizou.

20231124_102231.jpgAs competências digitais e a cidadania no contexto da Ead, e a promoção da inclusão e da qualidade na Educação a Distância compõem os temas discutidos nesse último dia do evento.

Confira álbum de fotos na página do facebook oficial

 *Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM

registrado em: